Quando uma NF é importada do XML, ambiente nacional ou chave de acesso, após informar a operação fiscal, o valor total da nota pode ser alterado. Isso ocorre por conta da inicialização dos impostos conforme parametrização da operação fiscal.
1) A operação fiscal inicializa diversos campos na nota e nos itens da nota, como os impostos nos itens. Logo, se os impostos informados na nota não estiverem na operação fiscal, não serão inicializados na nota recebida no sistema.
2) Os impostos PIS/COFINS, se estiverem na operação fiscal, são inicializados com o mesmo valor da nota. Porém, impostos como “IPI” e “ICMS” são calculados conforme parametrização do sistema e operação fiscal. O cálculo considera:
- o regime tributário informado no cadastro da “Minha empresa” logada;
- o CST dos impostos;
- a alíquota de IPI fixada no cadastro da NCM;
- configurações da operação fiscal, por exemplo, alíquotas fixadas;
- dentre outros, como, por exemplo os cadastros do menu “Fiscal”, (“Fiscal > Cadastros”).
3) Para acessar o cadastro da “Minha empresa” logada, acesse “Roda dentada > Editar minha empresa”, verifique se o campo “Regime tributário” está preenchido corretamente.
4) É importante parametrizar cada operação fiscal usada na entrada das notas. Para isso, o usuário deve acessar “Fiscal > Cadastros > Operações fiscais”, localizar a operação fiscal e fazer as edições necessárias.
a) Quando há necessidade de parametrizar mais de uma operação fiscal para a mesma CFOP, selecione a operação fiscal que contém a CFOP, e acesse a opção “Duplicar o registro selecionado”.
b) Quando ainda não existe operação fiscal para determinada CFOP, procure e selecione a operação fiscal mais parecida com a que deve ser configurada, e duplique o registro selecionado. Em seguida, preencha o campo “CFOP” com o novo código.
Obs.: a lista de CFOPs cadastrados é completa, conforme a legislação atual, mesmo que ainda não exista operação fiscal com aquela CFOP.
c) A operação fiscal é inicializada automaticamente quando a tag “xPed” no XML da nota é preenchida com número de pedido de compra. Neste caso, a operação fiscal inicializada na nota é a mesma do pedido.
5) Verifique no cadastro das NCMs dos itens da nota, se a CST e alíquota estão fixadas para o imposto IPI. Para isso:
a) acesse “Fiscal > Cadastros > NCMs”.
b) localize e edite o cadastro da NCM desejada. Na tela de edição da NCM há os seguintes campos para a definição do CST e alíquota do IPI.
Obs.: os demais impostos que podem ter alíquota e CST fixados no cadastro da NCM somente afetam notas de saída. Para isso, existe o parâmetro “Dar preferência para CST e alíquota da NCM” na tela de edição dos impostos em operações fiscais de saída .
6) Outras parametrizações fiscais podem ser feitas, tais como a redução de base de cálculo, percentual de MVA conforme a NCM e UF de origem/UF de destino, exceções das operações fiscais, categorias especiais, valores aproximados dos tributos, cargas médias de ICMS ST, etc. Estas opções podem ser acessadas pelo menu “Fiscal > Cadastros”. Para saber mais, clique aqui.
Para mais informações, fale com o suporte.
Veja também:
- Operações Fiscais
- Alíquota da COFINS
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
- Situação fiscal especial
- Cálculo automático de impostos usando cadastros especiais
- Redução na base de cálculo do ICMS
- Como configurar as alíquotas de MVA?
- Configurações de ICMS DIFAL (ICMS ST e ICMS dest) por UF
- NCM: como obter e cadastrar