Com frequência, há atualizações na tabela de NCMs válidas, e a inclusão/exclusão de NCMs. Ao emitir uma NF-e com uma NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) inválida ou inexistente, é retornada a rejeição “778: Informada NCM inexistente”.
Para informar a NCM correta:
1) Vá ao menu “Fiscal” > “Cadastros” > “NCMs”, e realize o cadastro da NCM correta.
2) Na Nota Fiscal Rejeitada, acesse a edição do item.
3) Insira a NCM correta em dados fiscais, campo NCM:
4) Clique em “Salvar”.
5) A seguir, emita e envie novamente a NF-e .
Como verificar se a NCM informada realmente é inválida?
Verifique se a NCM informado na Nota Fiscal é válida, através da página Portal Único Siscomex.
Neste portal, pode-se consultar as NCMs válidas pela data, assim consegue-se pesquisar se a NCM da rejeição já foi válida, e seu status atual:
Exemplo- NCM 39072039
Atualmente está inválida:
Na data 23/03/2022- Esta NCM ainda era válida, mas devido à atualização da tabela NCM ela foi descontinuada.
Atenção! Em caso de dúvidas sobre a NCM a utilizar, consulte sua contabilidade.
Referências: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior/classificacao-fiscal-de-mercadorias/ncm