Ajuda

Rejeição 877: Data de fabricação maior que a data de processamento – Como resolver?

Ao emitir uma NF-e (Modelo 55) ou uma NFC-e (Modelo 65) e a “Data de Fabricação” do lote movimentado na emissão da NF for maior que a data de processamento da Nota Fiscal, será retornada a rejeição 877: Data de fabricação maior que a data de processamento. Para esta regra de validação não há exceções. A data de fabricação do lote do produto não deve ser posterior à data de emissão/processamento do documento.

Regra de Validação da Sefaz:

Exemplo:

  • No dia 04/08/2023, o usuário emitiu NF-e movimentando lote de produto com “Data de fabricação” igual a 13/08/2023, portanto, posterior à data de processamento da NF-e. Nessas condições, a NF-e sofreu rejeição pelo motivo 877.

1) No ERP MAXIPROD esta rejeição somente ocorre quando a opção ‘Gerar o grupo “Detalhamento de produto sujeito a rastreabilidade” na NF-e’ está marcada no(s) item(ns) da nota, pelo fato de que esta opção acrescenta ao arquivo XML da nota fiscal emitida as seguintes tags:

a) O parâmetro ‘Gerar o grupo “Detalhamento de produto sujeito a rastreabilidade” na NF-e’ fica na edição do item da nota fiscal, aba “Dados fiscais > Outros dados fiscais”.

b) O parâmetro ‘Gerar o grupo “Detalhamento de produto sujeito a rastreabilidade” na NF-e’ é inicializado nos itens da nota fiscal conforme a operação fiscal, portanto pode ser marcado diretamente na operação fiscal. Na operação fiscal, acesse: “Inicialização do item da nota > Dados fiscais > Gerar o grupo “Detalhamento de produto sujeito a rastreabilidade” na NF-e”.

2) Para corrigir, verifique o item da nota apontado pela rejeição. A posição do item na nota é exibida na mensagem de rejeição retornada pela Sefaz.

Não é necessário desfazer a emissão da NF-e, basta acertar a data de fabricação do lote e fazer novo envio da NF-e.

3) Após localizar o item, selecione-o na grade de “Produtos/serviços” da nota, (clique na linha do item, destacando-a  na cor laranja) e acesse “Consultar > Movimentações do item selecionado”. Esta opção abre a tela de movimentações de estoque, filtrada apenas pelo item de nota fiscal.

4) Na tela aberta, habilite a visualização da coluna “Lote fab/Num série origem” que por padrão é inicializada oculta. Para habilitar uma coluna oculta, clique com o botão direito do mouse sobre a descrição das colunas e marque a opção correspondente. Para saber mais sobre como personalizar a visualização de telas, clique aqui.

5) Na tela de movimentações do item selecionado, verifique na coluna “Lote fab/Num série origem” o lote de origem da movimentação de estoque.

6) A seguir, acesse “Estoque > Lotes registrados” e filtre pelo referido lote. Ao encontrar o registro do lote, faça a edição e altere a data de fabricação.

7) Efetue novo envio da NF-e/NFC-e para a Sefaz.

Veja também: