Ajuda

Como definir o prazo de validade de um produto?

O prazo de validade é o período de tempo durante o qual os alimentos ou outros produtos perecíveis estão íntegros e seguros para o consumo. Esse período inicia na data de fabricação do produto e se estende até que a qualidade definida pela mercadoria esteja fora dos padrões esperados para as condições de distribuição, armazenamento e consumo. O prazo de validade é definido no cadastro do item.

Esta página mostra:

Como definir o prazo de validade de um item?

1) Acesse o menu “Itens > Itens”.

Itens-Itens

2) A seguir, clique no botão “Atualizar”, conforme destacado na imagem abaixo, para o sistema carregar os itens já cadastrados. Busque o item através dos filtros “Código” ou “Descrição” ou clique no botão verde “Novo” para cadastrar um novo item.

3) Para editar um item já cadastrado, clique no ícone do “lápis”, ao lado do código do item.

4) Na tela de edição do item, expanda a aba “Estocagem, inspeção, baixa e planejamento”.

5) Por fim, edite ou preencha o campo “Prazo de validade”, em dias.

Como configurar a inicialização automática das datas de fabricação e validade na criação de um lote registrado, ao concluir uma ordem de produção?

1) Acesse o menu superior “Roda dentada > Configurações”, conforme imagem abaixo.

2) A seguir, expanda a aba “Configurações de estoque”.

3) Marque a caixa de seleção da opção “Exibir datas de fabricação, vencimento e reanálise ao criar um novo lote registrado”.

4) Vá até o rodapé da página e escolha uma das opções, “Salvar” ou “Salvar e fechar”.

5) Agora, ao concluir uma ordem de produção cujo item produzido seja estocado por “Lote do fabricante”, o sistema preencherá automaticamente os campos “Fabricação” e “Vencimento” do lote criado.

Veja também: