As propostas de venda recebem todos os dados de um futuro pedido, incluindo impostos, frete e condições de pagamento. Se uma proposta é convertida em pedido, conserva todas essas informações.
Veja também:
- Propriedades das propostas e pedidos de venda e seus itens
- Pedidos de venda
- Vendas com entrega futura
- Adiantamentos de clientes e fornecedores
- Agrupamentos em pedidos e propostas estruturados
- Vendas por comprimento, área, etc
- Produtos com variações: como cadastrar?
Uma proposta pode ser composta por:
- produtos
- serviços
- manutenção: a diferença entre um item de venda de serviço e um item de venda de manutenção é que o item de venda de manutenção indica explicitamente um objeto de manutenção (um equipamento, veículo, etc.)
Cada proposta de venda tem uma numeração única por empresa, sendo o número da próxima proposta de venda definido na área de vendas da tela de configuração da empresa.
Veja nesta página:
- Como criar uma proposta
- Como preencher a planilha de importação de propostas de venda?
- Como converter uma proposta em pedido de venda
Como criar uma proposta de venda?
Há duas formas de cadastrar uma proposta: manualmente ou por importação de arquivo Excel.
1) Manualmente:
1.1) Para criar uma proposta, acesse o menu “Vendas > Propostas”.
1.2) Clique no botão “Novo”.
1.3) Depois de aberta a janela para a criação da nova proposta, preencha os campos obrigatórios (com o asterisco *), como mostra o exemplo abaixo:
1.4) Após finalizar o preenchimento dos campos, clique no botão “Emitir”.
2) Por importação de arquivo Excel:
O ERP MAXIPROD permite a inclusão em massa de propostas através da importação de arquivo Excel.
2.1) Para importar, vá para o menu “Vendas > Propostas”.
2.2) Na tela de propostas, clique no menu “Ações > Importar de arquivo Excel”.
2.3) Na nova janela aberta, execute o passo 1, baixando a planilha modelo de importação de propostas.
2.5) As colunas marcadas com * são de preenchimento obrigatório.
2.6) Selecione a planilha com os dados inseridos e importe-a, clicando no botão “Importar”.
2.7) Feito. Uma ou mais propostas foram importadas.
Como preencher a planilha de importação de propostas de venda?
Veja a seguir como preencher cada uma das colunas da planilha de importação de propostas:
- Nova proposta: campo obrigatório que define se será criada uma nova proposta. Deve ser preenchido com “S” ou “N”, onde:
- S: usa a linha para inserir um novo pedido
- N: usa somente os dados dos itens
Exemplo: deseja-se criar uma nova proposta com dois itens. A primeira linha com o primeiro item terá este campo preenchido com ‘S’, e a segunda com o segundo item será preenchida com ‘N’, assim será criada uma proposta com os dois itens e não uma proposta para cada.
- Identificador*: campo obrigatório, esta coluna informa os itens que pertencem a uma proposta. Use o mesmo identificador para todos os itens da mesma proposta.
Obs.: mesmo preenchendo com ‘S’ para inserir um novo pedido, é necessário mudar o identificador para indicar que o item informado pertence a uma nova proposta.
- Referência: este campo é preenchido no campo “Referência” da proposta, usado para controle interno, servindo como informações adicionais que auxiliam na identificação ou associação da proposta a algum evento, transação ou documento interno da empresa.
- Cliente*: campo de preenchimento obrigatório, informar SOMENTE os números do CNPJ/CPF (sem pontuação), os zeros à esquerda são relevantes.
Exemplo: para 05.282.757/0001-39 informar 05282757000139.
- Operação fiscal: código da operação fiscal, que deve ser compatível com a UF do cliente. Apesar de não ser obrigatório, deixar de preenchê-lo, em alguns casos, pode causar falha na importação.
- Tabela de preços: tabela de preços a ser aplicada, opcional.
- Representante/vendedor: informar somente os números do CNPJ/CPF, no mesmo formato do cliente.
- Moeda*: moeda da proposta (ex: R$, US$, EUR).
- Validade da proposta: número em dias de validade da proposta.
- Forma de pagamento: valores possíveis “À vista, A prazo ou Outros”.
- Condição de pagamento: informar as condições acordadas (ex: 2x, 0 15 30).
- Código: código do produto/serviço. Para o sistema identificar o item é necessário o preenchimento do código, mas também é possível informá-lo após a importação.
- Descrição: se informado, será importado, caso contrário, será usada a descrição do cadastro do item (através do código informado).
Obs.: a descrição do item da proposta, pedido ou nota fiscal pode ser diferente da descrição do cadastro do item.
- Quantidade*: quantidade do item na unidade de venda, campo de preenchimento obrigatório.
- Unidade de venda*: unidade de medida (ex: un, kg, cx), campo de preenchimento obrigatório. A unidade de medida deve estar cadastrada no sistema.
- Valor unitário: preço unitário do item.
- Valor de desconto: desconto em valor, que será aplicado conforme a configuração da operação fiscal.
- Valor de frete: valor do frete (aplicação conforme configuração da operação fiscal).
- Valor de seguro: valor do seguro (aplicação conforme configuração da operação).
- Valor de outras despesas: outros valores adicionais.
- Entrega: preenchido conforme a coluna “Tipo de entrega”.
- Tipo de entrega*: valores possíveis: dias úteis, dias, semanas, data (DD/MM/AA) ou sem prazo.
- Informações adicionais do produto: detalhes complementares sobre o produto.
- Observações técnicas: observações sobre o item.
- Tipo de comissão: valores possíveis: percentual, valor unitário ou valor total.
- Valor da comissão: interpretado conforme o tipo de comissão selecionado.
- Pedido do cliente: número do pedido do cliente, se aplicável.
- Pedido do cliente (Item): item do pedido do cliente.
- Item (nº) do pedido do cliente: número do item no pedido do cliente.
- Resultado da importação: preenchido pelo sistema após a importação, informa se a importação foi realizada com sucesso ou indicará o que causou a falha da importação, para correção.
Observações:
- Campos marcados com (* – asterisco) são obrigatórios, se não preenchidos ocorrerá falha na importação.
- Mantenha o mesmo identificador em todos os itens da mesma proposta.
- O sistema distribuirá automaticamente valores como desconto, frete e seguro conforme configuração da operação fiscal.
- Certifique-se de que a operação fiscal é compatível com a UF do cliente.
- O não preenchimento da operação fiscal pode causar falha na importação da proposta.
- Preste atenção no preenchimento das colunas “Nova proposta” e “Identificador”, de maneira que os valores informados não sejam contradizentes.
- Se a planilha não for importada, o usuário deve corrigir o motivo do erro (que foi apresentado na planilha de resultado da importação) e importar os dados novamente.
Como converter uma proposta em pedido?
1) Vá ao menu “Vendas > Propostas”.
2) Abra uma proposta em estado “Emitida”, clicando no ícone do lápis ou duplo-clicando a linha da proposta.
3) Desça a tela e clique no botão “Criar pedido de venda”.
4) Uma janela de edição de pedido é aberta, já preenchida com dados da proposta.