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Quais os motivos para a comissão do vendedor não aparecer nos relatórios?

Os documentos de venda no ERP MAXIPROD (propostas de venda, pedidos de venda e notas fiscais), permitem informar até três representantes/vendedores. A partir do momento que o representante/vendedor é informado no documento de venda, o sistema permite calcular o valor da comissão em cada item, com base no percentual de comissão do respectivo representante/vendedor.

O ERP MAXIPROD dispõe de relatórios de comissões de venda na tela de pedidos de venda e notas fiscais, além da grade “Comissões por recebimento” disponível através do menu “Vendas”. A grade de comissões por recebimento exibe apenas títulos com valores recebidos e originados a partir da emissão de NF-e. Para saber mais sobre representantes, vendedores e comissões, clique aqui.

Em situações onde a comissão de determinado vendedor não aparece nos relatórios ou na grade de comissões por recebimento, faça as seguintes verificações:

Está página mostra:

Estado do pedido de venda/nota fiscal

1) Verifique se o fluxo da venda foi concluído com a emissão da NF-e, para isso, acesse “Vendas > Notas fiscais” e localize a NF em questão. Verifique se o estado da NF-e está como “Emitida”, apenas notas emitidas possuem a operação de venda efetivada. A situação da NF-e não é considerada pelos relatórios e grades de comissão.

2) Se é um relatório de pedidos de venda, verifique o estado do pedido e se ele possui vínculo com a NF-e. A depender do relatório, pode ser que esteja considerando apenas relatórios no estado “Faturado” e vinculados com itens de NF.

3) Quando o relatório é gerado em cima dos registros selecionados/filtrados, verifique se o pedido de venda ou nota fiscal que contém a comissão do representante/vendedor está sendo considerado pelo relatório.

Campos de representante/vendedor no documento de venda

1) Verifique na edição do pedido de venda e/ou nota fiscal se os campos “Representante/vendedor” estão preenchidos. Na edição do documento de venda, os campos de representante/vendedor se encontram na seção “Tabela de preços e representante/vendedor”.

2) Os campos “Representante/vendedor 2” e “Representante/vendedor 3” ficam dentro da aba “Outros representantes/vendedores”. Não é necessário preencher estes campos, apenas quando tiver que informar mais de um representante/vendedor.

Percentual de comissão no cadastro do representante/vendedor

1) Acesse o cadastro do representante/vendedor informado no documento de venda, para isso clique no ícone de redirecionamento ao lado do respectivo campo.

2) Será aberta uma janela de edição do cadastro do representante/vendedor. Verifique se o campo “% padrão de comissão” está preenchido. O percentual informado neste campo inicializa o cálculo/recálculo da comissão nos itens do pedido e/ou nota fiscal, somente é visível quando o tipo “Representante/vendedor” se encontra marcado.

Cálculo da comissão feito nos itens da nota/pedido de venda

1) Acesse a edição dos itens da nota ou pedido de venda em questão, para isso dê um duplo clique sobre a linha do item na grade de “Produtos e serviços”.

2) Na edição do item, expanda a seção “Comissão”, e verifique se o campo após o “Tipo” e o campo “Valor total” estão preenchidos. O campo “Tipo” define se o cálculo será percentual, valor unitário ou valor total, enquanto o campo a seguir deve receber o valor conforme o tipo. O campo “Valor total” exibe o valor total da comissão no item.

3) Na seção “Outras comissões”, existem campos de comissão para o representante/vendedor 2 e o representante/vendedor 3.

4) Se a comissão do representante/vendedor não está sendo calculada nos itens da nota ou pedido de venda, retorne na tela de edição da NF-e/pedido de venda e utilize o botão azul “Atualizar” ao lado do campo “Representante/vendedor”.

  • Esta opção funciona mesmo o pedido estando no estado “Faturado” ou a NF-e “Emitida”.

Quando o relatório/grade considera apenas valores recebidos, observe se o título tem valor recebido

A grade de “Comissões por recebimento”, por exemplo, considera apenas os valores recebidos dos títulos. Portanto, se a comissão de determinado vendedor não é exibida, verifique se os títulos daquela NF-e já possuem valores recebidos.

1) Acesse o menu superior “Financeiro > Contas a receber”, ou através da tela de edição da nota acesse “Consultar > Contas a receber”.

2) Na tela de contas a receber, habilite a coluna “Valor recebido” e veja se existe algum valor recebido para os títulos em questão. Para saber mais sobre como personalizar a visualização das telas, clique aqui.

Se precisar de mais informações, fale com o suporte.

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