Ajuda

Como parametrizar as operações fiscais para gerar os lançamentos contábeis?

Os lançamentos contábeis registram todas as movimentações de valor da empresa, sejam financeiras ou de estoque. No ERP MAXIPROD grande parte destes lançamentos é feita automaticamente. Ao emitir uma nota fiscal, o sistema adiciona o valor da venda a uma conta contábil de resultado do exercício e atualiza as contas de estoque, movimentando o custo do produto vendido para uma conta de despesa dos produtos vendidos. Para saber mais sobre lançamentos contábeis, clique aqui.

Esta página mostra:

Lançamentos contábeis na emissão ou recebimento de nota fiscal

1) Na emissão ou recebimento de uma nota fiscal podem ser gerados lançamentos contábeis referentes às movimentações de estoque, lançamentos de contas a pagar ou receber, retenções e ainda lançamentos referente aos impostos a recolher/recuperar.

2) Os lançamentos gerados com a emissão ou recebimento de uma nota fiscal dependem da parametrização da operação fiscal utilizada, por ser a operação fiscal a responsável pela maioria das inicializações automáticas na nota e nos itens da nota. Para saber mais sobre operações fiscais, clique aqui.

3) Para editar uma operação fiscal, acesse o menu superior “Fiscal > Cadastros > Operações fiscais”, procure a operação fiscal desejada e clique no ícone do lápis para editar, ou duplo-clique na linha da operação fiscal.

a)  Pode-se também editar a operação fiscal selecionada pela tela de edição do documento de venda ou compra, através do ícone do lápis ao lado do campo “Operação fiscal”, .

Contas contábeis utilizadas nos lançamentos das contas a pagar/receber

1) Para verificar as contas contábeis envolvidas na geração dos lançamentos contábeis referentes a contas financeiras (“Contas a receber” ou “Contas a pagar”): na edição da operação fiscal, expanda a seção “Inicialização do item da nota” e em seguida expanda a aba “Pagamento”.

2) Quando a opção “Com pagamento” está marcada, logo abaixo estará visível a aba “Conta”. Ao expandi-la, pode-se verificar e/ou informar as contas de débito e crédito do lançamento financeiro.

3) Nas operações de saída, o campo “Débito” permite informar a conta de débito (destino) do lançamento contábil, enquanto o campo “Finalidade” permite selecionar a finalidade da conta contábil, e a seguir a conta de crédito (origem) do lançamento contábil.

4) Nas operações de entrada, o campo “Finalidade” permite selecionar a finalidade da conta contábil a ser informada, e a seguir a conta de débito (destino) do lançamento contábil. O campo “Crédito” informa a conta de crédito (origem) do lançamento contábil.

5) Quando a opção “Com pagamento” está desmarcada, torna-se visível a opção “Gerar lançamento contábil”, que pode ser utilizada quando, por algum motivo, o usuário deseja gerar lançamentos contábeis nas contas de conciliação financeira, mas, sem gerar títulos a receber/pagar. Ao marcar esta opção, a aba “Conta” passa a ser exibida com os campos para as contas de “Crédito” e “Débito” do lançamento.

6) Quando não são marcadas as opções “Com pagamento” ou “Gerar lançamento contábil”, a emissão ou recebimento da nota não gera nenhum lançamento referente às contas financeiras.

Contas contábeis utilizadas nos lançamentos das movimentações de estoque

1) Para verificar as contas contábeis envolvidas na geração dos lançamentos contábeis referentes às movimentações de estoque, na edição da operação fiscal, expanda a seção “Inicialização do item da nota” e a seguir expanda a aba “Movimentar estoque”.

2) Quando a opção “Movimentar estoque” está desmarcada, não são gerados lançamentos contábeis referentes às movimentações de estoque.

3) Quando a opção “Movimentar estoque” está marcada, logo abaixo fica visível a aba “Contas”. Ao expandi-la, pode-se ver e informar as contas de origem e destino das movimentações de estoque.

4) A opção “Conta” lista no campo à direita as contas contábeis com o parâmetro “Pode ser usada em movimentação de estoque” marcado. Para saber mais sobre contas contábeis e suas propriedades, clique aqui.

5) A opção “Estoque” lista no campo à direita as contas contábeis de finalidade “Estoque (Ativo)”. Para saber mais sobre as finalidades das contas contábeis, clique aqui.

6) As demais opções do campo “Origem” buscam registros de estoque nas contas contábeis daquela finalidade, com o tipo e situação conforme descrito. Por exemplo, a origem “Estoque de 3º reprovado/vencido” busca registros de estoque em contas da finalidade “Estoque de 3º” , com nível de qualidade considerado “Não disponível” e/ou com lote vencido.

Para saber sobre níveis de qualidade, clique aqui. Para saber mais sobre data de vencimento de lotes, clique aqui.

7) As demais opções do campo “Destino”, permitem incorporar valor a outras NFs ou itens de NF. Para saber mais sobre como incorporar o valor de um item a outro item de nota fiscal recebida, clique aqui.

Contas contábeis utilizadas nos lançamentos dos impostos

1) Quando há retenção de impostos, na edição da operação fiscal, seção “Inicialização dos impostos”, ao editar/incluir o imposto retido, na seção “Mais campos” da edição do imposto aparece o campo “Conta de retenção”. Para saber mais sobre retenções a receber e a pagar, clique aqui.

a) Nas operações de saída, a conta de retenção informada na edição do imposto na operação fiscal é utilizada para gerar o lançamento contábil a débito.

b) Nas operações de entrada, a conta de retenção informada na edição do imposto na operação fiscal é utilizada para gerar o lançamento contábil a crédito.

2) Na edição de cada imposto da operação fiscal, quando não há retenção, pode-se parametrizar a conta de débito e a conta de crédito. Lançamentos contábeis referentes a impostos não retidos são gerados somente quando preenchidos esses campos.

a) Na seção “Inicialização dos impostos” da operação fiscal, inclua ou edite o imposto desejado e expanda a seção “Mais campos”.

b) Para gerar lançamentos contábeis referente a impostos, preencha os campos “Conta de débito” e “Conta de crédito”. Quando é feito um lançamento a débito em uma conta, isto significa que o dinheiro, bem, obrigação ou o serviço destina-se àquela conta. Quando se faz um lançamento a crédito em uma conta, isto significa que o dinheiro, bem, obrigação ou o serviço teve origem naquela conta.

Lançamentos contábeis de IBS e CBS

O ERP MAXIPROD permite configurar a geração automática de lançamentos contábeis para IBS UF e CBS ao emitir ou receber notas fiscais. 

1) Expanda a seção “Inicialização do item da nota > IBS e CBS (Reforma tributária)”.

2) Na seção “IBS UF”, marque a opção Gerar lançamentos contábeis”.

Ao marcar esta opção, são exibidos dois campos obrigatórios:

  • Conta de débito: clique na lupa para selecionar a conta contábil de débito. Apenas contas ativas são exibidas.
  • Conta de crédito: clique na lupa para selecionar a conta contábil de crédito. Apenas contas ativas são exibidas.

3) Repita o mesmo processo para a seção “CBS”.

4) Clique no botão verde “Salvar” no rodapé da tela.

Atenção: só podem ser utilizadas contas analíticas ativas, que não sejam de estoque, nem financeiras.

a)
Contas de estoque não são permitidas porque IBS e CBS não compõem o valor do estoque.
b) Contas financeiras não são permitidas porque lançamentos financeiros devem ser gerados por títulos. No ERP MAXIPROD, as contas financeiras são contas cuja finalidade é uma das seguintes: Adiantamento pago (Ativo), Adiantamento recebido (Passivo), Título a pagar (Passivo), Título a receber (Ativo), Devolução a fornecedor (Ativo) e Devolução de cliente (Passivo). Para saber mais sobre finalidade das contas contábeis, clique aqui.

Para mais informações, fale com o suporte.

Veja também: