No ERP MAXIPROD, a terceirização é configurada inicialmente na estrutura de produto, onde o usuário define se cada item-filho é “Fornecido pelo cliente” ou “Fornecido por nós”. Ao executar o MRP, são sugeridas SRTs (solicitações de recebimento para terceirização) ou SETs (solicitações de envio para terceirização) destes itens.
1) A propriedade que define a opção disponível na seção “Mais campos”, da janela de ligação pai-filho da estrutura de produto, é a procedência do item-pai.
2) Fornecido pelo cliente (terceirização): se o item-pai da estrutura de produto tem procedência “Fabricado”, e a própria empresa é fornecedora de terceirização, os itens-filho com esta opção marcada são enviados pela empresa-cliente, e outros são comprados ou fabricados pela própria empresa.
a) Para os itens-filho fornecidos pelo cliente, o MRP gera SRTs (Solicitações de Recebimento para Terceirização), que são enviadas à empresa-cliente.
3) Fornecido por nós (terceirização): se o item-pai da estrutura de produto tem procedência “Comprado”, e a própria empresa é cliente de terceirização, os itens-filho com esta opção marcada são enviados pela própria empresa (nós), e os demais comprados ou fabricados pelo fornecedor de terceirização.
a) Para os itens-filho marcados com esta opção, o MRP gera SETs (Solicitações de Envio para Terceirização) que correspondem ao material a enviar para a empresa fornecedora da terceirização.
Veja também:
- Fornecedor de terceirização: exemplo com produção (OPs, MRP,..)
- Cliente de terceirização (exemplo detalhado)
- Terceirização: como parametrizar as operações de remessa e retorno de insumos?
- Como informar o custo de terceirização na estrutura multinível?
- Terceirização: qual o impacto do parâmetro “MRP cria e reserva SCs/OPs por item de pedido de venda” em itens enviados por nós?