Emita notas fiscais (NF) e notas fiscais eletrônica (NF-e) com o ERP MAXIPROD, de forma ilimitada, sejam elas de venda, remessa, compra, devolução, importação ou exportação.
Uma NF-e pode ser criada a partir de um pedido de venda ou diretamente na tela de notas fiscais. Nesta página apresentaremos como criar uma nota fiscal manualmente sem vínculo com pedido de venda a partir da tela de notas fiscais.
Esta página mostra:
- Criação de uma nota fiscal
- Emissão da NF e da NF-e
- Situações das notas fiscais na Receita
- Grade de notas fiscais
Como criar uma nota fiscal
Este passo-a-passo se aplica à emissão de NFs de venda, compra, remessa etc. O que distingue uma da outra é a operação fiscal selecionada pelo usuário:
1) Vá ao menu superior “Vendas > Notas Fiscais”.
2) clique no botão “Novo”.
3) É aberta a janela de inserção de uma nova NF.
4) Selecione o destinatário e a operação fiscal. Veja como cadastrar destinatários e operações fiscais.
5) Opcionalmente, selecione a tabela de preços e o representante. Veja como cadastrar tabelas de preços e representantes.
6) Clicando no botão “Novo”, na grade de “Produtos / Serviços da nota fiscal”, é aberta uma janela para a inserção de itens. Os itens podem ser importados do pedido de vendas, ou digitados.
7) Preencha os dados de cobrança e transporte e clique em “Emitir”.
Emissão da NF e da NF-e
1) Manualmente
1.1) Acesse o sistema e vá ao menu superior “Vendas > Notas Fiscais”.
1.2) Clique no botão “Novo”, sendo aberta uma janela para a inserção de nova NF.
1.3) Preencha os campos obrigatórios, tais como “Destinatário”, “Operação fiscal”, os produtos/serviços, “Forma de pagamento” e “Condição de frete”.
1.4) Clique no botão “Emitir”. Neste momento são geradas a movimentação de estoque e financeira da NF.
1.5) Após a emissão da NF, clique “Sim” para enviar a NF-e, o que exige a instalação do certificado digital. Se este ainda não foi instalado, clique aqui e veja como instalá-lo.
1.6) Se deseja enviar a NF-e em outro horário, a NF pode ser fechada e salva, podendo ser enviada mais tarde com um clique no botão “Enviar”.
2) A partir de um pedido de venda aprovado
2.1) Acesse o menu “Vendas > Pedidos de venda”.
2.2) Abra um pedido de venda em estado “Aprovado” e clique no botão “Faturar este pedido” no rodapé do pedido.
2.3) É aberta uma NF, já preenchida com os dados do pedido de venda.
As opções no final da nota são:
Cancelar NF-e: envia solicitação de cancelamento para a SEFAZ. Se a SEFAZ autorizar, então a NF e os títulos são cancelados.
Desfazer emissão: permite a revisão de algum dado da NF que não interfere na NF-e. Quando se seleciona Desfazer emissão, a nota volta internamente ao estado de digitação. Nada é enviado para a SEFAZ, ou seja, para a Receita aquela NF permanece inalterada.
Enviar NF-e para destinatário: envia um e-mail com o XML e pdf da NF-e para o seu destinatário. As informações fiscais já foram enviadas para a SEFAZ ao clicar “Enviar Nf-e”. Esta opção apenas envia as informações da NF ao destinatário através de um e-mail.
O que faz o botão “Desfazer emissão”? Que dados permite alterar? Permite alterar preços ou quantidades?
Permite alterações nos dados da NF, mas não da NF-e. As informações enviadas para a SEFAZ permanecem inalteradas. Caso se desfaça a emissão da NF e se tente enviá-la novamente, será exibida a mensagem “Erro: já foi efetuado o envio da NF-e selecionada.”
Veja no vídeo a seguir como emitir em massa notas fiscais:
Situações das NFs na Receita
A situação de cada NF transmitida para a Sefaz é mostrada na coluna “Situação” da grade de NFs (acessada por “Vendas > Notas fiscais”). O sistema apresenta as seguintes situações das NFs na Receita:
- Não enviada: nota fiscal ainda não transmitida para a Sefaz.
- Autorizada: nota fiscal transmitida e autorizada pela Sefaz. O DANFE da mesma pode ser gerado e enviado ao destinatário.
- Cancelada: nota fiscal com cancelamento homologado pela Sefaz. Notas fiscais canceladas não podem ser excluídas do ERP MAXIPROD.
- Inutilizada: número de nota fiscal com inutilização homologada pela Sefaz.
- Denegada: nota fiscal transmitida e denegada pela Sefaz.
- Rejeitada: nota fiscal transmitida e rejeitada pela Sefaz.
- Em processamento: a nota ainda não foi processada pela Sefaz e não pode ser excluída do sistema ou reaberta, mas o usuário pode “Verificar e atualizar a situação da NF-e/NFC-e junto à Sefaz”, opção localizada no menu “NF-e/NFC-e” da grade de notas fiscais.
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