Cadastrar o preço de compra dos itens permite a inicialização do valor unitário nos pedidos de compra e notas fiscais recebidas. No ERP MAXIPROD, esse valor pode ser registrado diretamente no cadastro do item e atualizado automaticamente com base nas entradas de nota fiscal.
Nesta página, você verá as formas disponíveis para inserir ou atualizar o preço de compra de um produto e entenderá em que situações essa informação é utilizada pelo sistema.
Esta página mostra:
- Informações importantes sobre o funcionamento
- Qual é a diferença entre os campos “Preço de compra” e “Custo de aquisição/orçamentação”?
- Quais são as opções de preenchimento do campo “Preço de compra”?
Informações importantes sobre o funcionamento
1) O “Preço de compra” é uma propriedade do cadastro de itens. Para isso acesse o menu superior “Itens > Itens” e clique no ícone do lápis para editar o cadastro do item.
2) Na janela de edição do cadastro do item, acesse a seção “Compras” e veja o campo “Preço de compra”.
3) O campo “Preço de compra” do cadastro do item, inicializa automaticamente o campo “Valor unitário” em pedidos de compra e notas fiscais recebidas.
4) O preenchimento automático ocorre somente em pedidos de compra e notas fiscais recebidas. Cotações de compra e notas fiscais emitidas de entrada não buscam o valor informado no campo “Preço de compra”.
5) Quando o pedido de compra é gerado a partir de uma cotação de compra, o valor unitário inicializado é o informado na cotação de compra.
6) Se a nota fiscal recebida é gerada a partir de um pedido de compra, o valor unitário do item da nota será inicializado conforme preenchido no pedido de compra.
7) Itens de notas fiscais recebidas importadas pelo XML, por meio da chave de acesso ou importação do ambiente nacional, tem o valor unitário buscado no XML da NF importada e não no campo “Preço de compra”.
Qual é a diferença entre os campos “Preço de compra” e “Custo de aquisição/orçamentação”?
1) O campo “Preço de compra” fica na seção “Compras” do cadastro do item. O campo “Custo de aquisição/orçamentação” fica na seção “Custo de aquisição/orçamentação”.
2) O “Preço de compra” é o valor unitário cobrado pelo fornecedor. Ao criar um pedido de compra do item, o usuário terá o preço de compra inicializado como valor unitário no item.
3) O campo “Custo de aquisição/orçamentação” é calculado considerando os custos de aquisição/orçamentação dos insumos e o custo de mão de obra, direta e indireta.
a) No ERP MAXIPROD, o custo de aquisição/orçamentação, também conhecido como custo orçado, é um valor previsto informado diretamente no cadastro do item. Diferente do custo de estoque, esse valor não varia automaticamente com as movimentações do estoque — ele é mais estático e serve como referência para o cálculo do preço de venda.
b) O custo de aquisição/orçamentação não deve ser confundido com o preço de compra. Enquanto o preço de compra se atém somente ao valor unitário do item nas notas fiscais de compra, o custo de aquisição/orçamentação desconta os créditos de impostos e considera frete, seguro e outras despesas. Ou seja, o custo de aquisição busca calcular todos os custos envolvidos na aquisição (compra/produção) do item.
Quais são as opções de preenchimento do campo “Preço de compra”?
1) Pelo recebimento de notas fiscais e emissão de notas fiscais de entrada: esta atualização é realizada de forma automática. Para habilitá-la:
a) Vá ao menu “Roda dentada > Configurações > Configurações de compra”.
b) Marque a opção “Atualizar preço de compra do cadastro dos itens ao receber notas fiscais e ao emitir notas fiscais de entrada de compra” destacada na imagem abaixo:
2) Por preenchimento manual item a item: entre na tela de edição do item e preencha manualmente o campo “Preço de compra”. Clique em “Salvar” para efetivar a alteração.
3) Pela tela de edição do grupo de itens: o campo “Preço de compra” também está disponível na edição de um grupo (seção “Valores iniciais dos novos itens deste grupo > Compras”).
a) Para aplicar a itens já cadastrados no grupo, clique no botão verde “Salvar e atualizar itens”.
b) Novos itens criados em um grupo, com o preço de compra definido, recebem automaticamente este valor.
4) Pela planilha de importação ou atualização de itens: nas planilhas de importação/atualização de itens via Excel, há a coluna “AQ – Custo de aquisição”.
5) Quando o preço de compra é atualizado, a data e origem (manual, nota, etc.) da alteração são informados à direita do campo “Preço de compra”:
Veja também: