O custo de aquisição é definido no cadastro do item. Independe do custo de estoque, e só é atualizado por ações dos usuários (veja mais sobre como atualizar o custo orçado dos itens), ou configurado para ser atualizado automaticamente pelas notas de compra (clique aqui e saiba mais). Entre outras finalidades, este custo é usado no cálculo do custo total de um produto a partir de sua estrutura de produto.
1) O cadastro do item deve ser acessado através do menu “Itens > Itens” ou utilize o atalho “Alt + I”.
2) Na grade de itens, procure o item e abra sua tela de edição, clicando no ícone do lápis ou duplo clicando sobre o item.
3) Na janela de cadastro do item, expanda a seção “Custo de aquisição/orçamentação” e observe o campo “Custo de aquisição/orçamentação”.
4) É guardado o histórico dos custos de aquisição de cada item. Para consultá-lo, a partir da tela de edição do item, vá para “Consultar > Histórico do custo de aquisição”.
5) Esta tabela, com o histórico do custo de aquisição, também pode ser acessada pela grade de itens. Selecione o o item e vá para “Consultar > Histórico do custo de aquisição”.
6) A tabela com o “Histórico do custo de aquisição” exibe os custos de aquisição já cadastrados para o item, a data da atualização e o apelido do usuário que o cadastrou.
Veja também:
- Custo industrial orçado
- Como atualizar o custo de aquisição/orçamentação do cadastro do item?
- Como informar o custo de aquisição de um item em moeda estrangeira?
- Por que não estou encontrando um item na opção “Atualizar custo de aquisição/orçamentação dos itens selecionados pela última compra”?
- Atualização do custo orçado dos itens a partir da entrada de notas fiscais de compra
- Por que o custo orçado do item é diferente do custo do estoque?