A baixa de estoque do item fabricado não afeta os estoques dos seus insumos, mas a entrada no estoque do item fabricado deve ser feita após a conclusão da ordem de produção (OP), onde os estoques dos insumos (itens-filhos da estrutura de produto) foram baixados.
1) A estrutura de produto inicializa a grade de insumos da ordem de produção (OP). No entanto, pode-se baixar na OP insumos não previstos na estrutura de produto. Para saber mais, clique aqui.
2) Após a criação da ordem de produção (OP), são baixados os insumos. A baixa dos insumos retira-os do estoque, e incorpora seu custo ao estoque “Elaboração da OP”.
3) Após as baixas dos insumos pode ocorrer a conclusão parcial ou total da ordem de produção. Esta conclusão movimenta a quantidade do item fabricado do estoque em elaboração para o estoque normal, incorporando apenas o custo do estoque em elaboração ao estoque de destino.
Ou seja, quando o item fabricado entra no estoque através da conclusão da ordem de produção (OP), seus insumos já foram baixados anteriormente para esta OP.
4) Portanto, a baixa do item fabricado para outra OP ou através da emissão da NF-e movimenta o estoque do item fabricado, que por sua vez já incorporou os custos dos insumos (itens-filhos) baixados durante a produção.
Veja também:
- Como baixar para uma OP insumos não previstos na estrutura de produto?
- Como baixar materiais e serviços usados indiretamente na produção?
- Como incluir os insumos baixados (consumidos) em uma nota fiscal?
- Estoque indisponível para baixa em ordens de produção: o que fazer?
- Como baixar um insumo para várias OPs ao mesmo tempo
- Como baixar insumos para OPs, devolvendo as sobras para uma conta e depois para o estoque?
- Como corrigir movimentação de baixa de insumos em ordem de produção?