Ajuda

Como interpretar as colunas de custo e quantidade na grade de itens do inventário?

O inventário de estoque é a contagem física e a avaliação de todos os itens armazenados no estoque físico. Seu principal objetivo é a precisão das informações contábeis, fornecendo uma visão atualizada dos estoques disponíveis. Para saber mais sobre inventário, clique aqui.

São necessários alguns cuidados para que a quantidade e o custo de cada registro de estoque sejam ajustados corretamente. Algumas colunas na grade do inventário podem ser utilizadas para facilitar a comparação da quantidade atual x quantidade contada e custo atual x custo aferido.

Está página mostra:

Como acessar a grade de itens do inventário?

1) Para chegar a grade de itens do inventário, acesse o menu superior “Estoque” > opção “Inventário”.

2) A seguir, selecione o inventário desejado e acesse o submenu “Consultar > Itens do inventário selecionado”.

3) É aberta a grade de itens do inventário, que permite a comparação entre o registro de estoque atual e o item do inventário, apontando diferenças entre quantidade contada e quantidade atual, e custo aferido e custo atual.

Como interpretar os valores exibidos nas colunas de custo e quantidade?

As colunas de quantidade representam:

  • Qt contada: quantidade contada, ou estoque físico, preenchida pelo digitador.
  • Qt estoq: quantidade do registro de estoque, atualizada pelas entradas e saídas. No lançamento de estoque inicial do item, a coluna é zerada.
  • Dif (qt): diferença entre os valores das colunas “Qt contada” e “Qt estoq”.
  • Unid: unidade de medida principal do item, isto é, a unidade de estoque, na qual as movimentações de estoque são registradas.

As colunas de custo representam:

  • Vl un (R$): valor unitário do item preenchido pelo digitador.
  • Vl tot estoq: valor total do registro de estoque atual, atualizado pelos valores das entradas e saídas.
  • Vl tot contado: dado por Qt contada x Vl un (R$).
  • Dif (vl): mostra a diferença entre o valor total atual do registro de estoque e o valor total resultante da quantidade contada, multiplicada pelo valor unitário preenchido pelo digitador.

Exemplo:

    • o valor total do estoque atual é 1.008,00 conforme indicado na coluna “Vl tot estoq”, a quantidade contada é 180 litros, o valor unitário informado pelo digitador é 6,00.
    • o sistema multiplica os 180 por 6, resultando em 1.080,00. Em seguida, subtrai os 1.008,00 dos 1.080,00 apontando uma diferença no valor de 72,00.

Veja também: