Ajuda

É possível recalcular custos de um período anterior ao último fechamento de estoque?

O fechamento de estoque recalcula a quantidade e o custo de cada item armazenado, considerando elementos como custo de frete, mão-de-obra, despesas gerais, entre outros.

Após o registro do fechamento de estoque, não é permitido efetuar novas operações que envolvam a movimentação de estoque, tais como a emissão ou recebimento de NFs, ou ajustes manuais de estoque. Por isso, surge a questão: como recalcular custos de um período anterior ao último fechamento de estoque?

Esta página mostra:

É possível recalcular custos de um período anterior ao último fechamento de estoque?

Sim, mas se houver um fechamento contábil após a data desejada para o recálculo, será necessário excluí-lo, uma vez que o sistema não permite movimentações de valores em um período já encerrado contabilmente. Se houver uma tentativa de recalcular os custos em um período para o qual existe um fechamento contábil registrado, o sistema exibirá a seguinte mensagem:

Houve um problema ao desfazer os valores contabilizados:
Não é possível inserir, alterar ou excluir lançamento contábil com data anterior à do último fechamento contábil.

Como recalcular?

1) Acesse o menu “Estoque > Fechamentos de estoque”.

2) Clique na data base do recálculo de custos e acesse o menu “Ferramentas > Recalcular custos desde o fechamento apontado até o estoque atual”. O fechamento a ser indicado deve ser o fechamento anterior à data a partir da qual se planeja recalcular os custos.  Por exemplo, para recalcular os custos a partir de 01/12/2023, é necessário clicar sobre o fechamento de 30/11/2023.

3) Clique em “Sim” na mensagem de confirmação exibida pelo sistema.

Tem certeza de que deseja calcular o custeio do fechamento de estoque de **/**/**? Essa operação pode levar vários minutos. Será calculado o custeio para todos fechamentos de estoque com data posterior a este, bem como o estoque atual.

4) Assim, todos os custos são recalculados a partir do fechamento selecionado. Para mais informações sobre fechamento de estoque, clique aqui.

Observação: se houve a exclusão de algum fechamento contábil antes do recálculo, é necessário registrá-lo novamente. Veja como, clicando aqui.

Se ficou alguma dúvida, fale com nosso suporte.

Veja também: