Se num período de apuração o crédito do PIS/COFINS é superior ao débito, o saldo é transferido como saldo credor para o período seguinte. Esses valores devem constar no arquivo seguinte da SPED Contribuições, como saldo credor do período anterior, referenciando os períodos nos quais o crédito foi gerado.
O lançamento dos créditos deve ser separado por cada mês de períodos passados, que tenham saldos passíveis de utilização, no período da escrituração atual. Exemplo: a empresa tem saldo credor nos períodos 01/2024 e 02/2024, nos quais o crédito foi superior ao débito, portanto o saldo credor do mês 02 é somado ao crédito do mês 01, e levado para o mês 03/2024.
Veja também:
Está página mostra:
Como consultar detalhes do saldo do crédito?
1) Na tela de apuração do imposto, acessada pelo menu superior “Fiscal > Apurações”, movimente a barra de navegação horizontal para à direita. A coluna “Saldo credor” é, por padrão, a última coluna inicializada visível.
2) Se há saldo credor naquele período, selecione a respectiva apuração e acesse o submenu “Consultar > Saldos de créditos de PIS/COFINS por período e tipo (1100)” para ver os detalhes dos créditos do período.
3) A tela que se abre mostra o período, tipo de crédito e demais detalhes do valor do crédito.
4) Clique no ícone do lápis ou duplo-clique sobre a linha para mostrar os detalhes do crédito. O campo “Origem”, por exemplo, indica se é automática ou manual.
Como consultar o crédito por tipo de crédito?
1) Selecione a apuração, e a seguir acesse o submenu “Consultar > Crédito de COFINS por tipo de crédito (M500)”.
2) Será aberta uma janela com o tipo de crédito, alíquota, base de cálculo, e valor. Eventuais ajustes de redução e valor de crédito disponível também são mostrados nesta tela.
3) A partir da tela de crédito por tipo de crédito (M500) pode-se “Consultar > Bases de cálculo de crédito de COFINS por tipo, natureza e CST (M505)”.
4) A tela da base de cálculo de crédito de COFINS por tipo, natureza e CST (M505) mostra a natureza da base de cálculo, CST, alíquota, e valor total da base, entre outros detalhes.
5) Ainda na tela “Bases de cálculo de crédito de COFINS por tipo, natureza e CST (M505)”, pode-se selecionar a base de cálculo e “Consultar > Itens das notas fiscais de entrada e notas fiscais recebidas”. Os itens das NFs mostram a origem dos créditos.
Par mais informações, fale com o suporte.
Veja também: