O ERP MAXIPROD permite o registro dos valores de ICMS e ICMS ST anteriormente recolhidos diretamente no cadastro do item ou no cadastro do grupo de itens, gerando o preenchimento automático destes impostos na nota fiscal a ser emitida. Esta medida visa atender a Nota Técnica 2018.005 – v 1.20, publicada no portal da NF-e.
Esta página mostra:
- Onde cadastrar os valores do ICMS anterior?
- Como inserir os valores do ICMS anterior por nota emitida/recebida?
Onde cadastrar os valores do ICMS anterior?
Os valores podem ser configurados em dois níveis diferentes do sistema:
1) Cadastro individual do item: a configuração é feita item por item. Para isso, no cadastro do item acesse “Dados fiscais > ICMS anterior”.
2) Cadastro do grupo de itens: a configuração é feita no grupo de itens. Todos os itens criados dentro desse grupo serão inicializados automaticamente com as informações fiscais definidas no grupo. Na edição do grupo expanda a seção “Valores iniciais dos novos itens deste grupo > Dados fiscais > ICMS anterior”.
A partir destes dados, o MAXIPROD preenche os seguintes impostos da nota fiscal:
Como inserir os valores do ICMS anterior por nota emitida/recebida?
A inserção dos valores desses impostos pode ser realizada de três formas: manualmente, a partir de uma nota fiscal emitida ou a partir de uma nota fiscal recebida. Vejamos como realizar a inserção a partir das duas últimas formas.
A partir de uma nota emitida:
Com uma nota fiscal em digitação ou já emitida, entre na edição da nota fiscal, vá ao menu “Ações” e clique em uma das opções de atualização de valores do ICMS anterior, destacadas na imagem abaixo.
O sistema irá preencher automaticamente o cadastro do item com base nos impostos da NF-e.
A partir de uma nota fiscal recebida:
A partir de uma nota fiscal em digitação ou já recebida, entre na edição da nota fiscal, vá ao menu “Ações” e atualize os valores do ICMS anterior pelas opções destacadas na imagem abaixo.
O sistema irá popular o cadastro do item com base nos dados da NFR.
Os valores presentes no cadastro do item são atualizados a partir de uma nota fiscal se existir ICMS ST com valor maior que zero: neste caso, o campo “Valor do ICMS próprio do substituto” tem seu valor preenchido com o valor do ICMS do item e os demais campos com base nos valores do ICMS ST.
Observação: O campo “Valor do ICMS próprio do substituto” permanecerá zerado se o remetente da nota fiscal recebida (ou destinatário para notas fiscais emitidas) for do simples nacional.
Por padrão, nas configurações do sistema acesso em “Roda dentada > Configurações > Configurações fiscais” a opção “Ao receber NFR e ao emitir NFE, se houver ICMS ST ou ICMS ST anterior, popular automaticamente os campos do cadastro do item.” é inicializada marcada.
Veja também: