Quando é necessário criar um documento como cotação, proposta, pedido ou nota, igual ou parecido com outro já existente, como em cancelamentos, pode-se duplicar o original para reduzir o retrabalho.
Essa página mostra:
Como duplicar cotações, propostas, pedidos ou notas?
Em todos os casos, o caminho é semelhante, com no exemplo das NFs, mostrado a seguir:
1) Acesse a tela com o registro a ser duplicado, como “Vendas > Notas fiscais”.
2) Marque a caixa de seleção dos registros a duplicar. Pode-se selecionar um ou vários.
3) Vá ao menu “Ações > Duplicar os registros selecionados”.
4) Clique em “Sim” na janela abaixo, para confirmar.
5) Caso tenha escolhido somente um registro, a cópia duplicada abrirá em tela.
6) Caso tenha selecionado vários registros, o sistema exibirá o resultado da duplicação.
Quais campos não são duplicados?
O objetivo de duplicar um registro é ter a maior parte dos campos já preenchida conforme o registro original. No entanto, os campos que identificam um registro específico não devem ser duplicados. Por exemplo, cada nota, cotação, pedido ou proposta segue uma numeração sequencial e única, não sendo possível existir mais de uma nota com a mesma numeração.
Os campos não duplicados são:
- Nº: o número é um campo que caracteriza os registros, portanto, cada registro deve ter um número diferente e sequencial.
- Emissão: em todos os registros, a data de emissão, por padrão, é alterada para a data da duplicação.
- Data e horário de entrada/saída: em notas fiscais, a data e hora de saída/entrada, são alterados para a data da duplicação.
- Adiantamentos: em pedidos de venda, o adiantamento é vinculado ao número da nota. Portanto, ao duplicar, o vínculo com o número da nota não é copiado.
- Revisão: o número da revisão, em propostas e pedidos, se refere a quantidade de alterações daquele registro. Em registros duplicados, este número é iniciado em 0.
- Anexos: os anexos são arquivos anexados individualmente em cada registro, e não são duplicados.
- Anotações: não são duplicadas.
- Notas referenciadas: não são duplicadas.
- Históricos de alterações: não são duplicados.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso suporte.