Emita notas fiscais (NF) e notas fiscais eletrônica (NF-e) com o ERP MAXIPROD, sejam elas de venda, remessa, compra, devolução, importação ou exportação.
Uma NF-e pode ser criada a partir de um pedido de venda ou diretamente pela tela de notas fiscais. Esta página mostra como criar uma NF manualmente, sem vínculo com pedido de venda, pela tela de notas fiscais.
Esta página mostra:
- Criação de uma nota fiscal
- Emissão da NF e da NF-e
- Situações das notas fiscais na Receita
- Grade de notas fiscais
Como criar uma nota fiscal
Este passo-a-passo mostra a emissão de NFs de venda, compra, remessa etc. O que distingue uma da outra é a operação fiscal selecionada pelo usuário:
1) Vá ao menu superior “Vendas > Notas Fiscais”.
2) Clique no botão verde “Novo”.
3) É aberta a janela de inserção de uma nova NF.
4) Selecione o destinatário e a operação fiscal. Veja aqui como cadastrar destinatários e operações fiscais.
5) Opcionalmente, selecione a tabela de preços e o representante. Veja aqui como cadastrar tabelas de preços e representantes.
6) Clicando no botão “Novo”, na grade de “Produtos / Serviços da nota fiscal”, é aberta uma janela para a inserção de itens. Os itens podem ser importados do pedido de vendas, ou digitados.
7) Preencha os dados de cobrança e transporte e clique em “Emitir”.
Emissão da NF e da NF-e
Manualmente
1) Acesse o sistema e vá ao menu superior “Vendas > Notas Fiscais”.
2) Clique no botão “Novo”, sendo aberta uma janela para a inserção de nova NF.
3) Preencha os campos obrigatórios, tais como “Destinatário”, “Operação fiscal”, os produtos/serviços, “Forma de pagamento” e “Condição de frete”.
4) Clicando no botão “Emitir”, são geradas a movimentação de estoque e financeira da NF.
5) Após a emissão da NF, clique “Sim” para enviar a NF-e, o que exige a instalação do certificado digital. Se este ainda não foi instalado, clique aqui e veja como instalá-lo.
6) Se deseja enviar a NF-e em outro horário, a NF pode ser fechada e salva, podendo ser enviada mais tarde com um clique no botão “Enviar”.
A partir de um pedido de venda aprovado
1) Acesse o menu “Vendas > Pedidos de venda”.
2) Abra um pedido de venda em estado “Aprovado” e clique no botão “Faturar este pedido” no rodapé do pedido.
3) É aberta uma NF, já preenchida com os dados do pedido de venda.
a. Ao emitir a nota com sucesso, é exibida a seguinte mensagem:
b. Clicando em “Ok”, as seguintes opções aparecem ao final da nota:
- Cancelar NF-e/NFC-e: envia a solicitação de cancelamento para a SEFAZ. Se a SEFAZ autorizar, então a NF e os títulos são cancelados.
- Visualizar PDF: abre o DANFE da NF-e emitida.
- Desfazer emissão: permite a revisão de algum dado da NF que não interfere na NF-e. Quando se seleciona Desfazer emissão, a nota volta internamente ao estado de digitação. Nada é enviado para a SEFAZ, ou seja, para a Receita aquela NF permanece inalterada. Para saber mais, clique aqui.
- Enviar NF-e/NFC-e para destinatário: envia um e-mail com o XML e PDF da NF-e para o seu destinatário. Para saber mais, clique aqui.
- Carta de correção: abre a janela para criar a carta de correção da NF-e. Para saber mais, clique aqui.
- Sair: fecha a nota e retorna à tela de notas fiscais.
Veja no vídeo a seguir como emitir notas fiscais em massa:
Situações das NFs na Receita
A situação de cada NF transmitida para a Sefaz é mostrada na coluna “Situação” da grade de NFs (acessada por “Vendas > Notas fiscais”). Na receita, as NFs podem estar nas seguintes situações:
- Não enviada: nota fiscal ainda não transmitida para a Sefaz.
- Autorizada: NF transmitida e autorizada pela Sefaz. Seu DANFE pode ser gerado e enviado ao destinatário.
- Cancelada: nota fiscal com cancelamento homologado pela Sefaz. Notas fiscais canceladas não podem ser excluídas do ERP MAXIPROD.
- Inutilizada: número de nota fiscal com inutilização homologada pela Sefaz.
- Denegada: nota fiscal transmitida e denegada pela Sefaz.
- Rejeitada: nota fiscal transmitida e rejeitada pela Sefaz.
- Em processamento: a nota ainda não foi processada pela Sefaz e não pode ser excluída do sistema ou reaberta, mas o usuário pode “Verificar e atualizar a situação da NF-e/NFC-e junto à Sefaz”, opção localizada no menu “NF-e/NFC-e” da grade de notas fiscais.
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