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Como separar os insumos consumidos em diferentes etapas da industrialização, ao criar as NFs de retorno fiscal desses insumos?

Existem determinados segmentos industriais que oferecem serviços de terceirização a outras empresas, onde as operações de produção envolvem diferentes fases, cada uma usando insumos específicos fornecidos pelo cliente. Pode acontecer do cliente da terceirização exigir que os insumos, ao serem devolvidos fiscalmente, sejam separados por etapa. Em alguns cenários, são emitidas notas fiscais separadas, ou seja, uma nota fiscal de retorno para os insumos de cada etapa do processo produtivo, mesmo que o produto final esteja associado a um único pedido de venda.

Diante desse contexto, é importante adotar a prática de gerar ordens de produção separadas para cada estágio da produção, ou receber as notas fiscais dos insumos separadas por estágio. Por exemplo, NF com os insumos para manipulação e NF com os insumos para envase, a fim de diferenciar os itens que serão registrados no estoque. Esse procedimento visa a manter a organização, assegurando o devido retorno dos insumos utilizados em cada fase do processo produtivo. No entanto, a separação dos insumos por etapa não é obrigação legal, depende da organização interna da empresa ou exigência do cliente de terceirização.

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Como criar ordens de produção para cada etapa do processo produtivo?

1) Esta opção visa permitir que o usuário filtre pelo número da ordem de produção (OP) no momento de inserir itens a partir do estoque na nota fiscal de retorno. Facilitando a localização dos estoques consumidos, que serão retornados fiscalmente ao cliente que os forneceu.

2) Para ser possível criar ordens de produção para cada etapa do processo produtivo, a estrutura multinível do produto precisa estar bem organizada. Ou seja, cada nível abaixo do item final precisa estar devidamente estruturado, a fim de que seja possível identificar cada item a ser produzido para atender a produção do item acima, até chegar ao item final.

3) A estrutura multinível do item proporciona uma visão panorâmica do produto e sua composição, abrangendo desde os itens-filhos até os itens-netos, bisnetos, tetranetos, etc. A estrutura multinível é, na realidade, um encadeamento de várias estruturas de produto (relacionamentos de 1 nível: item-pai > itens-filho), exibindo todos os níveis abaixo do item consultado. Isso faz com que a consulta à estrutura multinível seja utilizada quando se deseja uma visão completa da cadeia produtiva.

4) Se a estrutura de produto de cada item abaixo do item-final está devidamente organizada, ao executar o MRP, as ordens de produção, solicitações de compra, solicitações de recebimento para terceirização são criadas corretamente. Com isso, para cada etapa do processo produtivo o sistema criará as respectivas ordens de produção (OPs), facilitando a posterior separação dos insumos consumidos em cada fase.

5) Com as estruturas de produto devidamente organizadas, e, portanto, a estrutura multinível, mesmo quando o usuário criar as ordens de produção manualmente, os insumos serão carregados corretamente para cada ordem de produção (etapa do processo produtivo). Para saber mais sobre estrutura de produto, clique aqui.

Como receber separadamente as notas fiscais dos insumos de cada etapa?

Esta opção depende do cliente emitente da NF de remessa de material para industrialização. Ou seja, precisa haver uma comunicação entre as partes para acertar estes detalhes. A separação de insumos por etapa do processo produtivo no retorno fiscal geralmente é uma exigência da parte contratante (cliente) do serviço de industrialização, portanto, estes devem favorecer o processo criando as notas fiscais de remessa com esta distinção.

1) As notas de entrada de insumos para industrialização, enviadas pela parte contratante (cliente), movimentam o estoque dos itens da nota para uma conta de estoque “De 3º a industrializar”, onde o dono é o remetente. Portanto, se os insumos de cada etapa são separados em notas fiscais distintas, os estoques no sistema serão alimentados corretamente.

2) A separação dos insumos através da NF original de entrada só é possível quando o item é estocado por lote do fabricante ou número de série, que garante a rastreabilidade da mercadoria no estoque e grava o número da NF original no registro de estoque. Para saber mais sobre rastreabilidade, clique aqui.

a) Para definir a forma de estocagem do item, acesse seu cadastro através do menu superior “Itens” > “Itens”.

b) Na grade de itens, utilize os filtros para localizar o cadastro do item. Em seguida, clique no ícone do lápis da linha do item que deseja editar.

c) Na janela de cadastro do item, expanda a seção “Estocagem, inspeção, baixa e planejamento”, e defina o valor do campo “Estocagem por” com a opção “Lote do fabricante” ou “Número de série”.

3) O item estocado por lote ao ser recebido por meio de nota fiscal gera um registro de lote interno com o número da NF de entrada. Diferentes entradas do mesmo lote do fabricante gera diferentes lotes internos, viabilizando a rastreabilidade.

Como filtrar pela ordem de produção ou pela NF original no momento de inserir itens na NF a partir do estoque?

1) Na edição da NF de retorno fiscal dos insumos consumidos, após informar o destinatário e a correta operação fiscal, acesse o submenu “Ações” > “Inserir itens a partir do Estoque”.

2) Na janela de inserção de itens a partir do estoque, habilite o filtro “OP” e/ou o filtro “Nota fiscal original”. Para habilitar filtros inicializados ocultos, clique no ícone do funil no canto superior esquerdo da grade, opção “Filtros (clique para configurar:)” e marque as respectivas caixas de seleção. Clique aqui e saiba mais.

3) Utilize o filtro “OP” informando o número para localizar os insumos consumidos em determinada ordem de produção. Ou utilize o filtro “Nota fiscal original” para localizar os insumos recebidos em determinada nota fiscal (quando o item estiver sendo estocado por lote desde o recebimento da nota). Para saber mais, clique aqui.

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