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Qual a relação entre pedidos de venda e notas fiscais?

O destino de um pedido de venda é converter-se em nota fiscal, exceto quando a venda não é concluída, restando ao pedido a opção de cancelamento. O pedido de venda é o registro de uma venda a ser atendida pela empresa. A partir do pedido, os estoques podem ser reservados, os insumos comprados e as ordens de produção criadas, para que, no futuro, o pedido de venda possa ser faturado. Para saber mais sobre pedidos de venda, clique aqui.

1) O pedido de venda passa ao estado “Faturado” quando a quantidade total de todos seus itens é faturada por nota fiscal.

2) O pedido de venda nº 70 abaixo mostra a venda de dois tipos de mesas, havendo estoque suficiente para o primeiro item, mas não para o segundo. A partir deste pedido, são geradas ordens de produção de mesas. Neste ponto, ainda não há notas fiscais.

3) Quando as mesas estão prontas para serem enviadas ao cliente, é emitida uma nota fiscal a partir do pedido de venda. Para isso, clique no botão “Faturar este pedido” no rodapé da tela de edição do pedido, e será inicializada uma nota fiscal com os campos preenchidos conforme o pedido de venda.

Como é exibida a relação entre o pedido 70 e a nova nota fiscal? 

a) na tela de edição do item da nota fiscal há um campo associando-o ao item do pedido de venda.

b) Na tela de edição do pedido de venda 70, a coluna “NF” da grade de produtos e serviços mostra as notas fiscais relacionadas aos itens do pedido de venda.

4) Invertendo a pergunta: quais são os pedidos de venda relacionados aos itens de uma nota fiscal?

a) Na grade de produtos e serviços da tela de edição da NF há uma coluna “Pedido de venda”.

5) Ao tentar faturar novamente um pedido de venda que já teve um ou mais itens inseridos em uma NF, é exibida a mensagem:

“Existem itens deste pedido que já foram inseridos em uma ou mais notas fiscais que estão em estado de “Digitação”. Tem certeza de que deseja faturar esse pedido, criando uma nova nota fiscal apenas com os itens que já não estão vinculados a outras notas fiscais?”

6) Quando um pedido de venda é faturado parcialmente, mesmo que já haja vínculos com item(ns) de nota fiscal, o pedido permanece no estado “Aprovado”, até que a quantidade restante seja faturada.

a) Pode-se faturar um pedido de venda parcialmente atendido. Por exemplo, se o pedido de venda tem 10 itens, e o usuário deseja faturar apenas 4, basta selecionar os itens a faturar e utilizar a opção “Com os itens selecionados” ao lado do botão “Faturar este pedido”.

b) Na edição do item na nota fiscal, o usuário pode alterar a quantidade do item. Por exemplo, o item 1 no pedido tem 12 unidades, mas, serão inicialmente faturados naquela NF apenas 5. Para isso, altere a quantidade no campo correspondente do item da nota.

c) Além do estado do pedido de venda, há o estado dos itens do pedido de venda. Quando um item teve toda sua quantidade faturada através de NF, passa ao estado “Faturado” e a coluna “Qt faturada” exibe o mesmo valor da coluna “Quantidade”.

d) Quando um item teve apenas uma parte da sua quantidade total faturada através de NF, passa ao estado “Faturado parcial”, a coluna “Qt faturada” exibe um valor inferior ao da coluna “Quantidade”, e a coluna “Qt a faturar” exibe um valor maior que zero.

7) Além do faturamento parcial, é possível também forçar a conclusão ou desconclusão dos itens do pedido e/ou do pedido de venda.

a) A ação “Concluir pedido” força o estado dos itens e do pedido de venda para faturado. Portanto, pode haver pedidos de venda no estado “Faturado” cujos itens não tem vínculo com item de nota fiscal ou que tem vínculo apenas parcial.

b) A ação “Desconcluir pedido” altera apenas o estado do pedido para aprovado, mantendo o estado atual dos itens. Por isso, pode haver pedidos de venda no estado “Aprovado” cujos itens estão no estado “Faturado”.

c) A ação “Concluir itens selecionados”, força apenas o estado dos itens para “Faturado”, enquanto a ação “Desconcluir itens selecionados”, força o estado dos itens para “Fat parcial”.

d) A coluna “Qt faturada” na grade de itens do pedido exibe a quantidade faturada por meio de nota fiscal. Portanto, pode haver situações em que o estado do item é “Faturado” (pois teve a conclusão forçada), mas a coluna “Qt faturada” exibe valor menor que a quantidade total do item, enquanto a coluna “Qt a faturar” exibe valor maior que zero.

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