A sugestão de uso ou venda do lote com data de vencimento mais próxima, pelo critério FEFO “first expired, first out”, (ou em português PVPS – “primeiro a vencer, primeiro a sair”), é uma prática comum em gestão de estoques, especialmente em setores que lidam com produtos perecíveis (ie com prazo de validade), como alimentos, medicamentos e produtos químicos.
O critério FEFO estabelece que os lotes mais antigos, ou seja, com data de vencimento mais próxima, devem ser os primeiros a ser utilizados ou vendidos. Isso ajuda a reduzir as perdas devidas ao vencimento da validade, e garantem o consumo ou venda antes da data limite.
No ERP MAXIPROD, a sugestão de uso ou venda de lote com base no critério FEFO envolve:
- Registro de datas de validade: os lotes de produtos são registrados com data de validade. Para saber como definir o prazo de validade de um produto, clique aqui.
- Sugestão automática: de baixa para OP ou venda do lote com data de vencimento mais próxima.
- Alertas: o sistema pode emitir alerta para os estoques prestes a vencer. Para saber como configurar alerta de estoque vencido ou prestes a vencer, clique aqui.
Embora o sistema possa sugerir a utilização dos lotes mais próximos do vencimento, a decisão final muitas vezes é tomada pelos responsáveis pelo estoque, produção ou vendas, considerando fatores adicionais, como demanda, condições de armazenamento, etc.
Está página mostra:
- o critério FEFO nas reservas para pedidos de venda e notas fiscais
- o critério FEFO nas baixas de insumos para ordens de produção
O critério FEFO nas reservas para pedidos de venda e notas fiscais
As reservas podem ser manuais ou automáticas, através da opção “Reservar todos os itens do pedido de venda”.
1) A opção da reserva manual abre a tela de seleção do estoque, onde o usuário pode definir a quantidade a reservar de cada registro de estoque disponível. Quando os estoques disponíveis possuem lotes, o sistema os ordena pela data de vencimento, da mais próxima para a mais distante.
2) A reserva automática segue esta mesma ordem de preferência. Se o primeiro lote a vencer é suficiente para atender a quantidade necessária, reserva-o. Se a quantidade disponível do primeiro lote não é suficiente, reserva toda sua quantidade e busca o próximo lote a vencer, e assim, sucessivamente, até completar as reservas para cada item.
O critério FEFO nas baixas de insumos para ordens de produção?
As baixas dos insumos podem ser feitas manualmente uma a uma, ou em massa, através da opção “Baixar insumos selecionados”, ou de maneira automática por meio da baixa por explosão ao concluir a ordem de produção.
1) A opção da baixa manual abre a tela de seleção do estoque, onde o usuário pode definir a quantidade a baixar de cada registro de estoque disponível. Quando os estoques disponíveis possuem lotes, o sistema os ordena pela data de vencimento, da mais próxima para a mais distante.
2) A opção da baixa de insumos selecionados segue esta mesma ordem de preferência. Se o primeiro lote a vencer é suficiente para atender a quantidade necessária, baixa-o. Senão, baixa toda a sua quantidade disponível e busca o próximo lote a vencer, e assim, sucessivamente, até completar as baixas de cada insumo.
3) A opção da baixa por explosão também segue esta mesma ordem de preferência. Se o primeiro lote a vencer é suficiente para atender a quantidade necessária dos insumos da operação/OP a ser concluída, baixa-o. Se a quantidade disponível do primeiro lote não é suficiente, baixa toda a sua quantidade disponível e busca o próximo lote a vencer, e assim, sucessivamente, até completar as baixas de cada insumo da operação/OP.
a) A baixa é feita por explosão ao concluir a OP/operação, quando o item-filho (insumo) tem o campo “Baixa”, configurado com a opção “Por explosão”, no seu cadastro. O campo “Baixa” encontra-se na seção “Estocagem, inspeção, baixa e planejamento” do cadastro do item.
b) A baixa por explosão permite que, na conclusão da operação/OP, a quantidade dada pela estrutura de produto seja baixada automaticamente dos locais de estoque, correspondentes às contas contábeis configuradas para a baixa por explosão. Para um estoque ser baixado por explosão, é necessário que a conta contábil do respectivo estoque desse item tenha a propriedade “Permite baixa por explosão” marcada.
c) Na grade de insumos da OP, pode-se habilitar a exibição da coluna “Estoque disp. explosão”, que exibe a quantidade do estoque disponível em contas contábeis que permitem a baixa por explosão.
Se precisar de mais informações, fale com o suporte.
Veja também:
- Como configurar, pelo tipo contábil do item, a conta de estoque a ser inicializada nas movimentações?
- Como consultar e analisar a ficha de estoque?
- Vínculos entre centros de trabalho e endereços de estoque
- Reservas de material
- Como indicar que o estoque de um item não deve ser controlado?
- Planos de contas, contas contábeis