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Estoques do tipo “consumido” podem ser ajustados por meio de inventário?

No ERP MAXIPROD, há 4 tipos de registros de estoque: normal, produção, consumido e objeto de manutenção, sendo os últimos 3 tipos associados a ordens de produção ou de manutenção. Para saber mais sobre propriedades do estoque, clique aqui.

1) Estoques do tipo “consumido”, são registros que recebem os itens consumidos por OPs (ordens de produção) ou OMs (ordens de manutenção), mas não são incorporados ao valor do registro do tipo “produção” (estoque em elaboração) da OP/OM.

Exemplo:

  • peças vendidas separadamente, ou de propriedade de terceiros (usado pelo fornecedor de terceirização), que constam na NF como venda separada, ou retorno fiscal.
  • a OP/OM para a qual o insumo foi baixado é identificada no registro de estoque.

2) Os estoques do tipo “Consumido” não podem ser ajustados por meio de inventário. Como se trata de estoques que precisam ser retornados fiscalmente para o dono, o sistema limita as suas movimentações, visando manter a integridade.

3) Estoques do tipo “Consumido” podem ser movimentados por meio de NF, tais como as NFs de retorno dos insumos utilizados na industrialização por terceiros.

4) Existem três opções para ajustar estoque do tipo “Consumido”:

a) saída manual: na tela de estoque, menu “Ações > Nova saída manual” pode-se fazer uma movimentação de saída do estoque (um registro de cada vez).

b) nova baixa para conta: na tela de estoque, menu “Ações > Nova baixa para conta”  pode-se baixar estoque “Consumido” destinando seu custo a uma conta de despesa (um registro de cada vez).

c) emissão de NF de saída: mesmo que a NF original de retorno do material consumido tenha sido emitida por outro sistema, pode-se criar uma NF simbólica no ERP MAXIPROD e movimentar estes estoques, quando precisam ser ajustados.

Neste caso, é necessário criar uma série fiscal diferente da série utilizada para emissão das NFs eletrônicas e emitir a NF apenas no sistema, sem transmiti-la novamente para a SEFAZ. Clique aqui e saiba mais.

Se precisar de mais informações, fale com o suporte.

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