Por padrão, um lote deve ser entendido como determinada quantidade de produto ou matéria-prima produzida em operação que consiste em um ou mais processos de forma que possa ser considerada homogênea. Ou seja, em tese, cada lote de produto/material deve possuir uma única data de fabricação e vencimento. Mas pode haver situações em que dado ao tipo de produto/material o fabricante atribua o mesmo lote a quantidades fabricadas em datas diferentes e que, portanto, tem datas de vencimento diferentes.
1) No ERP MAXIPROD, não é permitido criar um segundo lote com os mesmos valores nos campos “item”, “fabricante”, “lote do fabricante/nº de série” de lote já cadastrado no sistema, mesmo que informada data de fabricação ou vencimento diferente. O sistema retorna a seguinte mensagem:
“Já existe um lote registrado com os mesmos valores nos campos: item, fabricante, lote do fabricante/nº de série e sublote.”
2) Porém, existem contextos em que as empresas não controlam data de fabricação e vencimento dos lotes, apenas se preocupam em manter o rastro da numeração/código do lote. Nestes casos, o usuário quando estiver dando entrada nas próximas remessas do mesmo lote, ao invés de selecionar a opção “Criar novo lote”, deve optar por “Selecionar lote existente”, com isso será possível informar o lote cadastrado anteriormente.
Dica: No ERP MAXIPROD quando o item é estocado por “Lote do fabricante” cada entrada deste item para o mesmo lote do fabricante gera diferentes lotes internos.
Por exemplo: Se o item (Cód.: ABC) entra hoje através da NF n.º 1 no lote do fabricante (Cód.: 0001), e amanhã chega uma nova nota com o item (Cód.: ABC) para o mesmo lote do fabricante (Cód.: 0001), embora o lote do fabricante permaneça o mesmo, o lote interno será diferente.
3) Em situações onde o lote do fabricante é o mesmo, mas precisa controlar data de fabricação e validade, considerando que são datas (fabricação/validade) diferentes para o mesmo lote, o usuário pode optar por informar um sequencial após o lote do fabricante no momento de dar entrada no lote no estoque.
Exemplo:
a) No dia 01 do mês chega o lote (Cód.: 123) do item (Cód.: ABC), com data de fabricação 30/11/2022 e data de vencimento 30/11/2025. O usuário dar entrada normalmente criando o lote (Cód.: 123).
b) No dia 10 do mês chega nova remessa do lote (Cód.: 123) do item (Cód.: ABC), com data de fabricação 05/12/2022 e data de vencimento 05/12/2025. O usuário para criar um novo lote, a fim de informar a data de fabricação e vencimento desta nova remessa, precisará adicionar algum caractere a mais, como, por exemplo, 123/1, 123/2.
c) Deste modo, o usuário estará diferenciando cada remessa que entrou no estoque do mesmo lote e, com isso, informando a data de fabricação e vencimento de cada uma destas remessas.
Veja também: