O usuário pode parametrizar uma conta de débito padrão na operação fiscal e alterar a conta de débito dos itens da NF, se necessário. Outra opção é criar nova operações fiscais com o mesma CFOP para cada contexto. Clique aqui e saiba mais. Por exemplo:
- Compra de uso e consumo – materiais de escritório
- Compra de uso e consumo – materiais de limpeza
- Compra de uso e consumo – EPIs (equipamentos de proteção individual)
Outra possibilidade é utilizar uma única conta para o débito e classificar os custos e despesas informando centros de custos específicos para cada caso.
Para configurar as contas de conciliação financeira a utilizar para o débito quando houver mais de uma opção de conta contábil no lançamento para uma mesma operação fiscal:
1) Preencha a NF com a operação fiscal principal, e altere-a para cada item da nota.
2) Antes de emitir ou receber a NF, abra a tela de edição do item cuja conta de débito será alterada, clicando no ícone do lápis:
3) Na tela edição do item, expanda a seção “Pagamento” e a aba “Conta”. A seguir, altere a “Finalidade” para “Despesa” (se for o caso) e selecione a respectiva conta contábil (inserindo o código da conta, ou buscando-o através do clique no ícone da lupa).
4) Se foram criadas diferentes operações fiscais com o mesmo CFOP, a alteração pode ser feita na tela de edição do item da nota. Após “Salvar” a alteração do item, os dados do item serão alterados conforme sua operação fiscal. Clique aqui e veja como itens de uma mesma NF podem ter diferentes configurações.
Veja também: