CST (Código de Situação Tributária) e CSOSN (Código de Situação da Operação no Simples Nacional) são códigos utilizados na nota fiscal eletrônica (NF-e) para indicar a forma de tributação do ICMS. Sendo o CST utilizado por empresas regimes normal ou lucro real/presumido e o CSOSN por empresas optantes do Simples Nacional.
Esta página mostra:
Como informar o CST/CSOSN no item da NF
1) Com a nota fiscal aberta, edite o item, clicando no ícone “lápis”.
2) Na tela de edição do item, é exibida a lista de impostos, clique no ícone de “lápis” para a edição do ICMS.
3) Altere o CST/CSOSN para o desejado, a nomenclatura e opções disponíveis mudam conforme o tipo de regime da sua empresa. Após selecionar, clique no botão verde “Salvar”.
Como parametrizar o CST/CSOSN na operação fiscal
O CST/CSOSN pode ser parametrizado na operação fiscal. Assim, sempre que utilizar a operação fiscal, as configurações de impostos serão inicializadas com a CST/CSOSN configurada. Para isso:
1) Vá ao menu “Fiscal > Cadastros > Operações fiscais”.
2) Na tela de operações fiscais, clique no ícone de “lápis” da operação fiscal desejada, expanda a seção “Inicialização dos impostos” e clique no ícone de “lápis” para a edição do ICMS.
3) Na tela de edição do imposto, altere a CST/CSOSN para a opção desejada, a nomenclatura e opções disponíveis mudam conforme o tipo de regime da sua empresa. Após selecionar, clique no botão verde “Salvar”.
Observação: mesmo que parametrizado na operação fiscal, caso a opção “Dar preferência por CST com redução de da base de cálculo, se for o caso” esteja marcada e o item se enquadre, o mesmo irá ser alterado.
4) Se já houver uma nota fiscal com a operação fiscal alterada, a mesma não será atualizada. Para atualizar trazendo as mudanças da operação fiscal, vá ao menu “Ações > Atualizar dados dos itens conforme a operação fiscal da NF”, em seguida, clique em “Sim” para confirmar a ação.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso time de suporte.
Veja também:
- O que é código CST? e CSOSN? Como funciona a composição destes códigos?
- Qual o motivo da alteração automática do CST e/ou alíquota de impostos ao emitir NF-e?
- Rejeição 529: CST incompatível na operação com Contribuinte Isento de Inscrição Estadual – Como resolver?
- Rejeição 508: CST incompatível na operação com Não Contribuinte
- “Como o CST do ICMS é 51, é necessário inserir o imposto ICMS diferido.” O que fazer?