Pode-se inserir itens a partir do estoque em pedidos de venda ou notas fiscais. Isto permite selecionar o registro de estoque e inicializar automaticamente a quantidade do item no pedido ou nota fiscal conforme a quantidade deste registro de estoque, além de criar a reserva automaticamente.
1) O valor unitário ao inserir itens a partir do estoque é inicializado conforme estiver configurado na operação fiscal principal do pedido de venda ou nota fiscal.
2) Para verificar e alterar a configuração da inicialização do valor unitário, edite a operação fiscal principal do pedido de venda ou nota fiscal.
a) Para editar a operação fiscal a partir da tela de edição do pedido de venda ou nota fiscal, clique no ícone do lápis ao lado direito do campo “Operação fiscal”.
b) Se preferir, acesse o menu superior “Fiscal > Cadastros > Operações fiscais”. A seguir, localize e edite a operação fiscal desejada clicando no ícone do lápis.
3) Na tela de edição da operação fiscal, expanda a seção “Inicialização do item da nota”.
4) A seguir, clique na seção “Outros campos” para expandi-la. Procure o parâmetro “Ao inserir itens em nota fiscal ou pedido de venda a partir do estoque, inicializar o valor unitário com:” e veja a opção selecionada.
5) Este campo é uma configuração da operação fiscal, não sendo possível alterá-lo na nota fiscal. As opções disponíveis são:
- o preço de venda do item: inicializa o valor unitário do item com o preço de venda do seu cadastro, na seção “Vendas”, campo “Preço de venda”, desde que o parâmetro “Item vendável” esteja preenchido.
- o valor original da NF de recebimento/envio do material, preenchendo o campo NF referenciada do item: inicializa o valor unitário do item com o valor unitário do item na NF original de recebimento/envio do material, e preenche automaticamente o campo “NF referenciada” do item do pedido de venda ou NF. Esta opção somente funciona quando o item é estocado por lote e, portanto, possui rastreabilidade.
- o custo do item no estoque: inicializa o valor unitário do item com o custo unitário do item no estoque, que é a média ponderada dos custos das entradas no estoque desse item, onde os pesos são a quantidade já em estoque, e a nova quantidade recebida. O custo médio de estoque pode ser formado por item ou por lote. Clique aqui e saiba mais.
6) Após definir a configuração que melhor atende a necessidade, clique no botão verde “Salvar” na janela de edição da operação fiscal para guardar as alterações.
Veja também:
- O custo do estoque está diferente do esperado. O que fazer?
- Como configurar, pelo tipo contábil do item, a conta de estoque a ser inicializada nas movimentações?
- Como incluir em uma nota fiscal os insumos de propriedade de terceiros, baixados para uma OP?
- Terceirização: Como parametrizar as operações de remessa e retorno de insumos?
- “Os estoques abaixo foram inseridos com valor unitário igual a zero porque suas NFs originais não foram encontradas.” O que fazer?
- Como separar insumos utilizados em diferentes etapas da industrialização no momento de criar as NFs de retorno fiscal dos insumos consumidos?