Ajuda

Nota fiscal de devolução de venda

A NF de devolução de venda é o documento emitido quando há  devolução de mercadorias. É emitida quando a empresa recebe de volta itens vendidos.

Esta página mostra:

Como emitir uma NF de devolução de venda?

Uma NF de devolução pode devolver mercadorias de uma ou mais NFs originais de venda. A NF de devolução é emitida nas seguintes situações:

Se a NF original, a devolver, está no ERP MAXIPROD:

1) abra a NF-e emitida, da qual se quer gerar a devolução.

2) vá ao menu “Ações > Emitir NF de devolução/retorno”. Esta opção permite que a NF-e de devolução seja criada, emitida e armazenada na grade de NFs de venda (“Vendas > Notas fiscais”), mesmo que seja uma operação de entrada.

3) é gerada uma NF de devolução, com os mesmo produtos da NF-e original, mas inicializando o campo “Operação fiscal” com a opção “Entrada”.

4) preencha o campo “Operação fiscal” da NF com uma operação fiscal de devolução de venda, com CFOP de entrada.

5) Há duas maneiras de definir a forma de pagamento:

    • Preencher com a opção “Outros”, pois na NF de devolução não há pagamento, nem títulos a pagar referentes à NF devolvida.
    • Marcar na edição do item a opção “Com pagamento”, e informar uma condição de pagamento. Assim, ao emitir a NF de devolução, será gerado um título a pagar, a ser compensado com o título a receber da NF de venda original. Para mais informaçõesclique aqui.

6) Na NF de devolução devem ser referenciadas as NFs originais, cujos produtos estão sendo devolvidos. Expanda o menu “Notas Fiscais Referenciadas”, e clique no botão verde “Novo” para inserir cada NF referenciada.

a) clique no ícone da lupa ao lado do campo “Nota fiscal referenciada” para buscar a NF referenciada na lista de NFs emitidas e recebidas no sistema.

b) selecione as NFs referenciadas e clique em “Ok” no canto inferior direito da janela aberta.

c) clique no botão “Salvar” para guardar as alterações.

7) agora, emita e envie a NF de devolução.

Se a NF original, a devolver, não está no ERP MAXIPROD:

1) entre na página de “Notas Fiscais”, acessada pelo menu “Vendas > Notas fiscais” e clique no botão “Novo” para digitar a NF-e de devolução.

2) Preencha a “Operação Fiscal” e adicione os itens a devolver ou receber em devolução.

3) Há duas maneiras de definir a forma de pagamento:

    • Preencher com a opção “Outros” — pois na NF de devolução não há pagamento, e não há títulos a pagar referentes à nota devolvida.
    • Marcar na edição do item a opção “Com pagamento”, e informar uma condição de pagamento. Assim, ao emitir a NF de devolução, será gerado um título a pagar, a ser compensado com o título a receber da NF de venda original. Para mais informaçõesclique aqui.

4) Ao final da NF, expanda a opção “Notas Fiscais Referenciadas” e clique no botão verde “Novo”.

5) Selecione a opção “Informar chave de acesso”. Digite as chaves das NFs originais e clique em “Salvar” para guardar as alterações.

6) Agora a NF de devolução pode ser emitida e enviada para a Sefaz.

Como receber uma NF de devolução de venda?

Quando o próprio cliente emite a NF-e de devolução, o usuário (fornecedor) deve apenas fazer o recebimento da NF-e no sistema, referenciando a NF original de venda, e fazendo as movimentações de estoque e lançamentos financeiros.

1) Para isso, acesse “Compras > Notas fiscais recebidas”.

2) Utilize o menu “Ações > Importar XML de NF-e ou CT-e” se estiver com o XML da nota de devolução. “Ações > Importar NF-e recebida pela chave de acesso” se desejar importar a nota de devolução pela chave de acesso. Ou ainda através da importação do ambiente nacional pelo último NSU (“Ações > Importar notas recebidas do Ambiente Nacional).

3) Também se pode criar a nota de devolução a ser recebida através do botão verde “Novo” da tela de notas recebidas. Porém, para criar a NF a ser recebida manualmente, é melhor fazê-lo através da própria nota de venda original emitida, acessar “Ações > Receber NF de devolução/retorno”. Esta opção cria uma NF-e de devolução/retorno com os mesmos itens da NF original.

4) Preencha os campos necessários na edição da nota, como, por exemplo, a operação fiscal de entrada de devolução de venda.

5) Há duas maneiras de definir a forma de pagamento:

  • Preencher com a opção “Outros” — pois na NF de devolução não há pagamento, e não há títulos a pagar referentes à nota devolvida.
  • Marcar na edição do item a opção “Com pagamento”, e informar uma condição de pagamento. Assim, ao emitir a NF de devolução, será gerado um título a pagar, a ser compensado com o título a receber da nota de venda original. Para mais informaçõesclique aqui.

6) Ao final da NF, expanda a opção “Notas Fiscais Referenciadas” e clique no botão verde “Novo”. Selecione a NF-e de venda original através do ícone da lupa ou informe a chave de acesso. Clique no botão verde “Salvar” para guardar as alterações.

7) A seguir, clique no botão verde “Receber” para efetivar as movimentações e lançamentos referentes à devolução da venda.

Os impostos da NF de devolução devem ser iguais aos da NF original?

Em geral, os impostos associados a uma NF de devolução devem ser tratados conforme as disposições fiscais específicas do local e do tipo de transação. Algumas considerações comuns:

  • Impostos sobre a devolução total: se a devolução for de todos os itens da NF original, geralmente os impostos associados à nota de devolução são os mesmos da NF original.
  • Devolução parcial: se apenas alguns itens da NF original são devolvidos, os impostos devem ser proporcionais ao seu valor.
  • Situações específicas: dependendo das leis fiscais, pode haver disposições específicas sobre o tratamento dos impostos nas NFs de devolução. Por exemplo, em alguns casos pode ser permitido estornar apenas parte dos impostos. As leis fiscais variam conforme a UF e/ou região. Portanto, é importante consultá-las e contar com a orientação de um profissional de contabilidade.

Em suma, embora os impostos na nota de devolução geralmente reflitam os da NF original, há pontos a considerar com base na natureza da devolução e nas leis fiscais do local.

Veja também: