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Integração de boletos via Web Service

O ERP MAXIPROD possui integração de boletos com bancos via web service, permitindo gerar e registrar o boleto de maneira praticamente instantânea, sem necessidade de envio de arquivo de remessa para o banco.

Veja também:

Essa página mostra como:

Atualmente, esta integração está disponível com quatro bancos:

Bradesco   Caixa Econômica Federal
Itaú  Sicredi
Banco Sicoob

Observação: caso necessite dessa integração com outros bancos, entre em contato com nosso suporte.

Configurar boletos bancários via web service

1) Para configurar a emissão de boletos bancários via web service, clique no menu “Financeiro > Cadastros > Formas de pagamento e contas bancárias”.

boletos via web service - formas de pagamento e contas bancárias

2) Clique no botão “Novo” na tela de “Formas de pagamento e contas bancárias”.

3) Preencha os dados usuais das formas de cobrança, tais como o meio de pagamento, banco e agência, conta contábil, carteira, etc.  Selecione, no campo “Tipo de integração com o banco” , a opção “Web service”:

boletos via Web Service - dados de forma de cobrança

4) Clique em “Salvar”. Será apresentada uma mensagem indicando o sucesso ou insucesso do cadastramento da forma de cobrança.

Observações:

  • A integração ocorre somente no ambiente de Produção, não sendo possível validar boletos em ambiente de testes.
  • Após cadastrar esta forma de integração, verifique os passos seguintes com seu banco:
  • Bradesco (237):  exige um adicional no contrato para liberar essa opção
  • Banco Inter (077): trabalha exclusivamente com integração por web service. No entanto, para concluir o processo de integração, entre em contato com nosso suporte.

Boletos híbridos via Web Service

O ERP MAXIPROD oferece suporte à emissão de boletos híbridos, que combinam as funcionalidades do boleto bancário tradicional com a agilidade do PIX. Assim, além do código de barras, esta modalidade de boleto oferece a opção de pagamento via QR code para pagamento instantâneo, proporcionando flexibilidade aos clientes e agilidade na liquidação dos títulos.

Isso permite que o pagador realize a transação bancária da maneira que for mais conveniente e para as empresas que geram os boletos, evita erros por processo manual e aumenta a segurança das transações.

Como habilitar boletos híbridos no sistema?

Atualmente, esta integração está disponível com dois bancos:

Banco Sicoob   

Atenção: é necessário que a integração com o banco seja via Web Service e a forma de cobrança configurada como “Boleto (com registro)”.

1) Em “Financeiro > Cadastro > Formas de cobrança e contas bancárias”, selecione uma forma de cobrança existente ou clique em “Novo” para criar uma nova e configure conforme mostrado no tópico acima.

2) Preencha os campos obrigatórios e marque a opção “Boleto com PIX (híbrido)”.

3) Na tela de edição de contas a receber, é exibido o campo “Código da transação (PIX Copia e Cola)”.

Observação: Exclusões ou alterações no título invalidam (limpam) automaticamente os campos relativos ao PIX.

Exemplo da geração:

  • O QR Code PIX é exibido no PDF do boleto.

Gerar boletos bancários

Após a conclusão da configuração da forma de cobrança bancária com o tipo de integração “web service”, é preciso informar essa forma de cobrança nos títulos a receber:

1) Para gerar um boleto, edite uma conta a receber, em “Financeiro > Cadastros > Formas de cobrança e contas bancárias”, e selecione a forma de pagamento “Web Service”, cadastrada anteriormente:

2) Em “Financeiro>Contas a receber”, nos títulos em que a Forma de cobrança está marcada como boleto, a coluna “Boleto” mostra um ícone de código de barras. Clique neste ícone para gerar e registrar o boleto.

ícone para gerar e registrar o boleto

3) Isto enviará uma requisição de geração e registro do boleto bancário para o banco que, em alguns segundos, avisará se o boleto foi registrado com sucesso ou se ocorreu algum erro.

4) Em caso de sucesso, o boleto já estará disponível para pagamento, sendo gerado seu arquivo PDF:

pdf do boleto disponível para pagamento

5) O ícone do boleto será alterado para “Verde”, o que significa que já está registrado no banco:

ícone do boleto na tela contas a receber

Importante!  Tenha muito cuidado ao gerar e registrar os boletos, pois o registro é instantâneo. Se gerados boletos errados, seu cancelamento precisa ser solicitado ao banco, o que pode gerar custos adicionais.

Gerar boletos selecionados via web service bancário

1) No menu“Financeiro > Contas a Receber”, selecione os títulos desejados para a geração dos boletos via web service.

2) A seguir, clique no menu “Ações>Gerar boletos bancários selecionados via web service bancário”:

3) O sistema gerará os boletos selecionados, exibindo uma mensagem de Sucesso ou Falha agrupando os títulos:

Verificar e atualizar boletos via web service

Se o pagamento do boleto já foi recebido em conta bancária, pode-se verificar e atualizar a situação dos boletos selecionados:

1) Acesse “Financeiro > Contas a receber” e indique os boletos cuja situação deseja verificar e atualizar. A seguir, vá ao submenu “Ações > Verificar e atualizar boletos selecionados via Web Service bancário”.

tela Verificar e atualizar boletos selecionados via Web Service bancário

2) Ao clicar neste menu, se o boleto selecionado foi gerado via web service e está registrado no banco, é  verificado se está no estado “LIQUIDADO”. Neste caso, é efetuada a baixa do título a receber no ERP MAXIPROD, com base no valor baixado informado pelo banco.

Como configurar a data de liquidação ao verificar e atualizar boletos via Web Service?

Ao utilizar a funcionalidade “Verificar e atualizar boletos selecionados via Web Service bancário”, você pode configurar se a baixa do título será registrada na data de pagamento do boleto ou na data de crédito em conta bancária.

  • Data de pagamento: Dia em que o cliente pagou o boleto.
  • Data de crédito: Dia em que o valor foi efetivamente creditado na sua conta bancária.

A configuração da data de liquidação é feita no cadastro da forma de cobrança e contas bancárias, afetando todos os boletos daquela forma de cobrança ao serem verificados e atualizados via Web Service.

1) Acesse o menu “Financeiro > Cadastros > Formas de cobrança e contas bancárias”.

2) Na tela “Formas de cobrança e contas bancárias”, clique no ícone do lápis para editar a forma de cobrança desejada que utiliza Web Service.

3) Localize o campo “Data de liquidação de títulos (arquivo retorno/WebService)”.

4) Selecione uma das três opções disponíveis:

     a) Data de crédito: o sistema registrará a baixa na data em que o valor foi creditado na sua conta bancária (data de compensação).

     b) Data de pagamento: o sistema registrará a baixa na data em que o cliente pagou efetivamente o boleto, independentemente da data de crédito em conta.

     c) Data de crédito (se não houver, usar data de pagamento): o sistema tentará usar a data de crédito, mas se essa informação não estiver disponível no retorno do banco, usará a data de         pagamento.

5) Clique no botão verde “Salvar” para confirmar a configuração.

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