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Boletos bancários

O ERP MAXIPROD gera boletos dos seguintes bancos através de arquivos:

Banco do BrasilCaixa Econômica FederalBradesco
ItaúSantanderSicredi
BanrisulBanco SicoobBanco Daycoval
Banco do NordesteBanco Banestes
banco safra
 

Para emitir boletos de outros bancos, entre em contato com o suporte da Maxiprod.

Importante:

  • O ERP MAXIPROD gera boletos por webservice para outros bancos. Veja também a página como integrar boletos bancários através de webservices.
  • Pode-se cadastrar várias formas de cobrança “Boleto” simultaneamente, abrangendo diferentes instituições bancárias. Isto permite trabalhar com boletos de múltiplos bancos ao mesmo tempo.

Veja um vídeo que mostra detalhadamente a configuração de boletos bancários:

Esta página mostra:

Bancos integrados com CNAB 400

Os bancos com integração no formato CNAB 400 são:

  • Banco Bradesco S.A.
  • Banco Cooperativo do Brasil S.A.
  • Banco Cooperativo Sicredi S.A.
  • Banco Daycoval S.A.
  • Banco do Brasil S.A.
  • Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.
  • Banco do Nordeste do Brasil S.A.
  • Banco Safra S.A.
  • Banco Santander (Brasil) S.A.
  • Banco Sofisa S.A.
  • BANESTES S.A. Banco do Estado do Espírito Santo
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú Unibanco S.A.
  • Unicred Cooperativa

Bancos integrados com CNAB 240

Os bancos com integração no formato CNAB 240 são:

  • Banco Bradesco S.A.
  • Banco da Amazônia S.A.
  • Banco Santander (Brasil) S.A.
  • Banco Cooperativo do Brasil S.A.
  • Banco Safra S.A.
  • Cooperativa Central de Crédito – Ailos.
  • Banco Cresol Confederação.

Como configurar boletos bancários?

1) Para configurar a emissão de boletos bancários, clique no menu “Financeiro > Cadastros > Formas de pagamento e contas bancárias”.

configurar a emissão de boletos bancários

2) Na tela “Formas de cobrança e contas bancárias”, clique no botão “Novo”, marcando o checkbox referente ao tipo de conta, e informando o meio de pagamento “Boleto”.

tela Formas de cobrança e contas bancárias

Observação: os campos “Carteira”, “Variações da carteira” e “Cod empresa” devem ser obtidos da gerência do banco. Contate o gerente da conta, e informe que sua empresa fará a cobrança por boletos gerados em seu sistema de gestão, enviando ao banco o arquivo de remessa em formato CNAB400 ou CNAB240.

3) Escolha a carteira e a variação de carteira.

4) Clique para “Salvar” essa forma de pagamento. Sua empresa já pode começar a usar os boletos.

exemplo forma boleto

Importante! Após configurada a forma de pagamento, o MAXIPROD gera o arquivo de remessa, contendo os títulos a cobrar por boletos que entrarão na conta de sua empresa, e o envia para o banco. Dependendo do banco, esse envio é feito online ou através do canal de suporte.

5) Nos títulos em que a “Forma de cobrança” está marcada como boleto, a coluna “Boleto” mostra um ícone de código de barras. Clique neste ícone para gerar o boleto.

boletos bancários_ícone de código de barras

6) Se a forma de pagamento de um cliente for sempre por boletos, esta forma pode ser selecionada na tela de edição da empresa desse cliente.

7) Expanda o menu “Informar dados de venda” e selecione a forma de pagamento padrão. Assim, os títulos a receber de vendas para esse cliente serão gerados com boletos.

boletos bancários_editar empresa

Como gerar boletos bancários em massa?

Além de clicar sobre o ícone de código de barras (ícone de código de barras), na linha da conta a receber para gerar o boleto, pode-se gerar vários boletos com um único clique:

1) Vá ao menu “Financeiro > Contas a receber”.

tela contas a receber

2) Na tela de contas a receber, marque os checkboxes (ícone de marcação) dos títulos com boletos a gerar. Em seguida, acesse o menu “Ações > Gerar boletos dos títulos selecionados”.

Gerar boletos dos títulos selecionados

3) Ao final, é exibida uma janela com os boletos criados, sendo também listados os títulos cujos boletos não foram gerados, e a justificativa.

boletos bancários_janela com os boletos criados

Como imprimir boletos em massa?

1) Para imprimir múltiplos boletos com apenas em uma ação, vá no menu “Financeiro > Contas a receber”.

tela contas a receber

2) Na tela de contas a receber, marque os checkboxes (ícone de marcação) dos boletos a imprimir. A seguir, clique no menu “Imprimir/Exportar > Imprimir boletos selecionado(s)”.

tela Imprimir boletos selecionado(s)

Como é gerado o “nosso número”?

“Nosso número” é um sequencial único, independente de cliente, que é definido em “Próximo nosso número boleto” no cadastro da forma de cobrança:

Como configurar um texto padrão com as instruções de cobrança?

1) Em “Configurações”, vá ao campo “Configurações de contas a receber”.

2) Na opção “Instruções do boleto de cobrança”, preencha as informações de configuração.

configuração “Instruções do boleto de cobrança”

Como gerar o arquivo de remessa CNAB 400 ou CNAB 240?

1) Na página inicial do MAXIPROD, vá para “Financeiro > Contas a receber”.

tela contas a receber

2) Selecione os registros desejados.

Exemplo:

tela de contas a receber e seleção de registros

3) A seguir, clique no menu “Ações > Gerar arquivo remessa”.

boletos bancários_gerar arquivo remessa CNAB 400

4) É disponibilizado para download um arquivo de remessa para envio para o banco, normalmente através do Internet Banking (CNAB 400 ou CNAB 240 – conforme o tipo de integração configurado na forma de cobrança).

Observação: para gerar um arquivo de remessa válido, mude o campo “Ambiente para a geração de arquivo de remessa” para “Produção”.

Como configurar a data de liquidação de títulos baixados ao importar arquivo de remessa?

Na janela de edição do cadastro de formas de pagamento e contas bancárias (acessado pelo menu “Financeiro > Cadastros > Formas de cobrança e contas bancárias”), preencha o campo “Data de liquidação de títulos a partir da importação do arquivo de retorno” com uma das duas opções disponíveis:

  • Data de crédito: data de entrada dos valores na conta bancária, ou seja, data de compensação do boleto no sistema bancário.
  • Data de pagamento: data em que o cliente fez o pagamento do boleto, independentemente dos dias necessários para compensação no sistema bancário.

Como configurar a multa nos boletos?

1) No cadastro de formas de pagamento e contas bancárias (acessado pelo menu “Financeiro > Cadastros > Formas de cobrança e contas bancárias”), preencha o campo “Multa após vencimento”. A multa pode ser definida como um percentual do valor do boleto (opção “%”) ou um valor fixo (opção “Reais”).

boletos bancários_editar conta bancária

2) Na tela de inserção/edição de contas a receber (“Financeiro > Contas a receber”), ao selecionar a forma de cobrança, o campo “Multa após vencimento” é preenchido conforme foi informado neste mesmo campo, no cadastro da forma de cobrança, mostrado na imagem acima.

boletos bancários_editar título

Como configurar os juros nos boletos?

1) No cadastro de formas de pagamento e contas bancárias, preencha o campo “Juros após vencimento”. Os juros podem ser definidos como um percentual do valor do boleto (opção “% ao dia” ou “% ao mês”) ou um valor fixo (opção “R$ ao dia”).

boletos bancários_editar conta bancária 2

2) Na tela de inserção/edição de contas a receber, ao selecionar a forma de cobrança, o campo “Juros diário após vencimento” é preenchido conforme informado neste mesmo campo, no cadastro da forma de cobrança, mostrado na imagem acima.

boletos bancários_nova receita

Como configurar o protesto nos boletos?

1) No cadastro de formas de pagamento e contas bancárias, preencha o campo “Após [____] dias do vencimento [____]”, informando a opção “Protestar”.

2) Para não ocorrer protesto, preencha o campo com zero.

boletos bancários_editar conta bancária 3

3) Na tela de inserção/edição de contas a receber, ao selecionar a forma de cobrança, o campo “Protestar após [____] dias do vencimento” é preenchido conforme a configuração acima. Este campo também pode ser editado manualmente em cada conta a receber.

boletos bancários_editar receita 2

Como configurar descontos em pagamentos até o vencimento?

Na janela de edição do cadastro de formas de pagamento e contas bancárias (acessado pelo menu “Financeiro > Cadastros > Formas de cobrança e contas bancárias”), marque a opção “Conceder desconto (%) para pagamentos até o vencimento” e informe o percentual no campo à direita.

Envio de boleto por e-mail

O envio dos boletos por e-mail exige o cadastramento dos contatos das empresas que devem recebê-los.

1) Na tela de empresas (acessada, por exemplo, pelo menu “Vendas > Clientes”), clique no ícone do lápis (ícone do lápis edição) para editar a empresa na qual se deseja cadastrar um contato que recebe boleto por e-mail.

tela de empresas

2) Na tela de edição da empresa, expanda a seção “Informar contatos”.

boletos bancários_editar empresa

3) Clique no botão verde “Novo”, para criar um novo contato.

criar novo contato

4) Na tela de novo contato, informe o nome e o e-mail, e marque a opção “Recebe boleto por e-mail”.

tela de novo contato

5) Para editar o e-mail padrão de envio, vá ao menu “Configurações (engrenagem ícone) > Modelos de e-mail”.

acessar tela modelos de e-mail

6) Para enviar os boletos por e-mail, vá para a tela de contas a receber, e selecione os boletos a enviar, marcando as caixas de seleção dos títulos.

marcando as caixas de seleção dos títulos

Há duas opções:

a) Enviar todos os boletos selecionados para apenas um destinatário

1) Clique no menu “Ações > Enviar boletos selecionados para apenas um destinatário”.

boletos bancários_enviar boletos por e-mail

2) É aberta uma tela de envio por e-mail com os boletos em anexo, onde estão listados os contatos configurados para recebê-los.

tela de envio por e-mail com os boletos em anexo

b) Enviar todos os boletos selecionados para os respectivos contatos que recebem e-mail de cada uma das empresas dos títulos

1) Clique no menu “Ações > Enviar boletos por e-mail”.

boletos bancários_enviar boletos por e-mail 2

2) É exibida uma mensagem de aviso, clique em “Sim”.

mensagem de envio de boletos via e-mail

3) Será enviado um e-mail para cada boleto selecionado. Se a mesma empresa estiver em mais de um dos títulos selecionados, os contatos dessa empresa receberão um e-mail para cada boleto.

4) Ao final do processo, é exibida uma janela de resultados dos envios.

janela de resultados dos envios

Como excluir um boleto gerado?

1) Entre na tela de edição de um título do boleto a excluir, através do lápis de edição:

edição de um título do boleto a excluir

edição receita

2) Deixe em branco o campo “Forma de cobrança” destacado na imagem anterior.

boletos bancários_editar receita

3) Clique no botão “Salvar” na tela.

4) É mostrada a mensagem de aviso:

mensagem alerta de exclusão de boleto

5) Para excluir o boleto, clique no botão “Sim” da mensagem.

Observação: o botão “Não” da mensagem permite alterar dados do boleto e mantê-lo no sistema, para posteriormente gerar um novo com os dados alterados.

Como importar o arquivo de retorno gerado pelo banco?

1) Vá ao menu “Ações > Importar arquivo de retorno” localizado na tela de contas a receber.

boletos bancários_Importar arquivo de retorno

2) Selecione o arquivo no seu computador usando o botão “Selecionar…” localizado na seguinte janela:

janela importar arquivo de retorno

3) Após selecionar o arquivo, clique em “Importar”.

4) O sistema apresentará tela com o resultado da importação, mostrando, a partir dos boletos registrados no arquivo, a atualização ocorrida nos mesmo boletos correspondentes existentes no sistema.