Ajuda

O que fazer quando o sistema não encontra o título a conciliar com o OFX?

Ao importar o arquivo OFX, se o sistema não encontra o título a conciliar com determinado registro, a conciliação automática não é feita, e o registro fica pendente de conciliação manual. Abaixo, mostramos verificações que podem ser realizadas, caso haja dificuldade de localizar os títulos necessários para esta conciliação manual.

Esta página de ajuda mostra:

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Consulta de valor líquido

Se o valor total de um título for superior ao do registro OFX, ele não estará disponível ao realizar a consulta para conciliação. Pode-se reverter esta situação, habilitando o filtro de valor líquido, conforme o exemplo abaixo. O passo-a-passo se aplica também a registros de saída (contas a pagar).

1) Na tela “Financeiro > Importar OFX”, aparece o registro de entrada de R$ 9.900,00, que não foi conciliado automaticamente.

2) Na tela “Financeiro > Contas a receber”, foi criado um título a receber de R$ 10.800,00. Esse valor foi abatido com um adiantamento de R$ 900,00, sobrando R$ 9.900,00.

3) Clicando no ícone de “seta para baixo”, para fazer a conciliação por meio de contas a receber/a pagar, este título de R$ 9.900,00 não é localizado.

4) Isso ocorre, porque o filtro “Valor líquido” é inicializado com o valor do registro OFX, que não é necessariamente o valor do título. Para contornar esta situação, clique em “Exibir filtros”.

5) Clique no ícone de “filtro”, ou com o botão direito do mouse na linha dos filtros, e marque a caixa de seleção “Valor líquido”.

6) Altere o valor máximo informado no filtro, e então atualize a grade de registros.

7) Agora, selecione o registro e clique em “Ok”, para finalizar a conciliação manual.

Parcelamento e descontos/acréscimos

1) Na grade do “Arquivo OFX” (“Financeiro > Importar OFX”), verifique a data e o valor do registro não conciliado.

2) Acesse a tela de “Contas a receber” ou “Contas a pagar”, conforme o tipo do registro (entrada ou saída) e procure um título de mesmo valor, e/ou com data de vencimento próxima à data do registro no OFX.

a) Se o registro do OFX se referir a recebimento ou pagamento parcelado de título lançado no sistema com valor total, não será possível conciliar, exceto se houver um parcelamento deste título, de forma que a parcela coincida com o valor do pagamento ou recebimento constante no OFX. Para saber mais sobre parcelamento, clique aqui.

b) Quando um pagamento inicialmente parcelado for pago de uma única vez, é possível agrupar os títulos no sistema, convertendo-os em um único título. Para isso, o usuário deve selecionar os títulos na grade de “Contas a receber” ou “Contas a pagar” e utilizar o submenu “Ações > Agrupar selecionados”.

c) Se o pagamento ou recebimento no banco teve acréscimo ou desconto, e este acréscimo ou desconto não for lançado no sistema, o valor do registro no OFX será diferente do valor do título. Neste caso, o usuário deve editar o título e lançar o acréscimo ou desconto. Para saber mais, clique aqui.

3) Após encontrar o título e fazer os devidos ajustes, retorne à tela do “Arquivo OFX” e faça a conciliação manual. Para saber mais sobre conciliação manual, clique aqui.

4) Se o título a conciliar com o registro ainda não tiver sido criado no sistema, clique no ícone verde “+” e faça a inserção da conta a receber/pagar, e sua baixa.

Para mais informações, fale com o suporte.

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