“A conta * só pode ser utilizada em lançamentos referentes a movimentações de estoque”. Que fazer?
Essa mensagem é exibida quando o usuário tenta usar uma conta contábil com finalidade de estoque, em operações que não envolvem movimentação de estoque. Contas contábeis com finalidade de estoque…
“A conta deve ser financeira.” – Que fazer se esta mensagem é exibida ao tentar desfazer emissão ou recebimento de NF?
1) Se ao tentar desfazer emissão ou recebimento de NF for exibida a mensagem abaixo, então a conta de crédito ou débito informada na operação fiscal teve a finalidade alterada:…
“A conta é financeira. Portanto, lançamentos contábeis que a utilizam devem ser gerados por títulos.” Como resolver?
Esta mensagem é geralmente exibida quando o usuário seleciona alguma conta financeira nos campos de “Conta de débito” ou “Conta de crédito” de algum dos impostos dos itens da nota,…
“A emissão de carta de correção eletrônica (CC-e) só é permitida para a emissão do tipo normal.” Que significa isso?
Esta mensagem é exibida quando o usuário tenta emitir uma carta de correção para NF-e autorizada em ambiente de contingência. Uma NF-e de contingência é uma nota emitida sem a…
“A série da nota fiscal difere da série contida na chave de acesso”. Por que?
Esta mensagem é exibida quando o usuário tenta emitir ou receber uma NF informando a chave de acesso, mas a série fiscal presente na NF não coincide com a série…
“É necessário preencher o campo “Histórico para lançamentos contábeis” do imposto * na operação fiscal *.” Que fazer?
Essa mensagem é exibida quando tentamos emitir uma NF, cujo imposto está parametrizado para gerar lançamentos contábeis, mas, o campo “Histórico para lançamentos contábeis” não está preenchido na operação fiscal.…
“Em NFs de ajuste ou devolução, a forma de pagamento deve ser sem pagamento.” Que fazer?
Esta mensagem é exibida quando o usuário tenta emitir uma nota fiscal com a finalidade “NF-e de ajuste” ou “Devolução”, e o meio de pagamento informado não é “Sem pagamento”.…
“Esta nota contém pelo menos um título com valor já baixado ou estado diferente de emitido, não é possível desfazer sua emissão”. O que fazer?
Caso algum título da nota já tenha algum lançamento contábil, por exemplo, descontos, recebimentos ou pagamentos, ao clicar para desfazer a emissão será exibida a mensagem: Neste caso, é necessário desfazer…
“Foram detectados problemas na comunicação com a Sefaz. Aguarde alguns minutos e tente novamente.” O que fazer?
Esta mensagem é exibida no ERP MAXIPROD, quando é feita uma consulta ao webservice no servidor da Sefaz, e este está fora do ar ou com problemas de disponibilidade. Normalmente,…
“Há outros lançamentos contábeis que referenciam este título, portanto o lançamento contábil de criação deste título não pode ser desfeito. Desfaça os outros lançamentos contábeis e depois repita esta operação.” O que fazer?
Esta mensagem é exibida, quando o usuário tenta desfazer a emissão ou o recebimento de uma NF, cujos títulos a receber ou a pagar possuem lançamentos contábeis de desconto. Os…
“Houve um erro ao preencher o endereço de retirada da NF-e: a empresa de retirada não está preenchida.” O que fazer?
Esta mensagem é exibida quando o endereço de retirada é especificado na seção “Local de retirada” de uma nota fiscal, mas, a empresa responsável pela retirada não é especificada, como…
“Informe a presença do comprador”. O que fazer?
Essa mensagem é exibida na Nota fiscal (NF) quando o campo “Presença do comprador” não está preenchido. Neste cenário, não é possível emitir ou receber a NF sem o preenchimento…
“Informe o valor do IPI devolvido no imposto IPI devolvido do item *”. O que fazer?
Esta mensagem é exibida quando o usuário tenta emitir uma Nota Fiscal (NF) contendo o imposto IPI devolvido com alíquota fixa na operação fiscal, mas o valor não está informado…
“Na emissão/recebimento de NF de retorno, o sistema retorna “Estoque insuficiente”.” O que fazer?
Nas NFs, a exibição de valor na coluna “Estoque” depende da opção “Movimentar estoque” estar marcada no item da NF. A coluna “Estoque” da grade de produtos e serviços mostra a…
“Não é possível cancelar esta NF-e, pois seus títulos tem lançamentos contábeis. Para cancelar, primeiro desbloqueie os títulos…” Que fazer?
“Não é possível cancelar esta NF-e, pois seus títulos possuem lançamentos contábeis. Para cancelar, primeiro desbloqueie os títulos, excluindo os lançamentos contábeis que se encontram na tela de histórico desses…
“Não é possível gerar a movimentação de estoque, pois o estoque de origem é igual ao estoque de destino.” O que fazer?
Essa mensagem é exibida quando o usuário tenta emitir ou receber uma nota fiscal onde, em um ou mais itens, a “Origem” e o “Destino” da movimentação de estoque são…
“Não é possível inserir, alterar ou excluir lançamento contábil com data anterior à do último fechamento contábil.” O que fazer?
Esta mensagem indica que o usuário tentou executar uma ação que alteraria os lançamentos contábeis anteriores ao último fechamento contábil feito no sistema. Os fechamentos contábeis são exibidos na tela…
“Não foi encontrado o imposto ICMS no item 1. Em função do valor utilizado no campo “EFD ICMS IPI”, o imposto ICMS é obrigatório.” O que fazer?
1) O campo “EFD ICMS IPI” se encontra disponível na seção “Mais informações fiscais” da edição da nota fiscal. Esta opção define em qual registro da EFD ICMS IPI (Sped…
“Não foi informada a conta de débito na operação fiscal.” O que fazer?
Resposta: Para gerar os lançamentos referentes às cobranças, informe a conta de débito na operação fiscal. Antes de prosseguir, veja: está usando a operação fiscal correta? É correto gerar cobranças…
“Não foi informada a modalidade do ICMS no item *” O que fazer?
Essa mensagem é exibida no ERP MAXIPROD quando o imposto ICMS está inicializado no(s) item(ns) da Nota Fiscal (NF), mas não possuem a modalidade informada. Vejamos aqui como resolver este…
“Não foi possível fazer a movimentação de estoque pois o item não tem movimentações anteriores e o estoque de origem não está especificado”. O que fazer?
Esta mensagem é exibida, quando o usuário está emitindo uma NF de devolução com movimentações de estoque, mas, a NF originária não gerou movimentações de estoque, e não há movimentações…
“O ano/mês de emissão da nota fiscal diferem do ano/mês contidos na chave de acesso.” Por quê?
Esta mensagem é exibida quando o usuário tenta emitir ou receber NF informando a chave de acesso, mas, o ano/mês da data de emissão informada, é diferente do ano/mês da…
“O código de situação tributária (CST) do imposto COFINS (id *) do item * está em branco. Favor selecionar um CST válido”. O que fazer?
Essa mensagem é exibida no ERP MAXIPROD, quando o usuário tenta emitir uma nota fiscal cujo imposto “COFINS” está inicializado para algum item, mas seu CST não foi selecionado. Como…
“O ICMS do item difere do produto Base de Cálculo * Alíquota (tolerância de ± R$ 1,00).” O que fazer?
Se o usuário tentar emitir NF-e (modelo 55) com algum item no qual o valor do ICMS é diferente do resultado da multiplicação da base de cálculo pela alíquota e,…
“O número da nota fiscal difere do número contido na chave de acesso”. Por que?
Esta mensagem é exibida quando o usuário tenta emitir ou receber NF informando a chave de acesso, mas, o número da NF é diferente do número da chave de acesso.…
“O número de controle da FCI do item X tem Y caracteres mas a NF-e espera que a FCI tenha 36 caracteres.” Que fazer?
Esta mensagem é exibida quando o número de controle da Ficha de Conteúdo de Importação (FCI) de um item da Nota Fiscal tem menos de 36 caracteres. Esta página mostra:…
“O valor da alíquota deve ser maior que 0.00”. Que fazer?
Esta notificação é geralmente apresentada quando há rejeição de uma NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica), indicando que a alíquota de um imposto deveria estar preenchida com um valor maior…
“O valor de um item da NF não está sendo somado no total dos títulos gerados.” Que fazer?
É normal a soma do valores dos itens de uma NF ou de um pedido ser diferente do total dos títulos gerados (a receber ou a pagar). 1) Se há…
“Os estoques abaixo foram inseridos com valor unitário igual a zero porque suas NFs originais não foram encontradas.” O que fazer?
Esta mensagem é exibida quando a operação fiscal principal do pedido de venda ou NF está configurada para inicializar o valor unitário dos itens com o valor original da NF…
“Os seguintes itens estão com alíquota de IPI diferente da alíquota correspondente ao NCM”. O que fazer?
O IPI (Imposto sobre produtos industrializados), assim como o PIS, COFINS e CSSL, é um imposto federal. É muito conhecido pelas empresas do segmento industriais, por incidir sobre a produção.…
“Os seguintes itens estão sem NCM”. O que fazer?
Ao emitir ou receber NF, o sistema somente permite concluir a ação se todos os itens da nota fiscal estiverem com o campo NCM preenchido, caso contrário, interrompe a ação…
“Os seguintes itens não possuem uma conta de origem/destino para a movimentação de estoque”. Que fazer?
1) Estes campos completam as movimentações que permitem recuperar o histórico do estoque do item. Ao tentar emitir ou receber uma NF, faltando informar campo de conta contábil de “Origem”…
“Os seguintes itens não tem uma conta de crédito/débito (finalidade).” Que fazer?
Essa mensagem é exibida no ERP MAXIPROD quando o usuário tenta emitir uma NF, cujos itens tem a opção “Com pagamento” marcada, mas não possuem uma conta contábil de finalidade…
“Os seguintes itens possuem MVA do ICMS ST zerada e base de cálculo do ICMS ST igual à base de cálculo do ICMS. Deseja continuar mesmo assim?” O que significa?
Durante a emissão de uma nota fiscal, essa mensagem é exibida quando a modalidade de ICMS ST de um ou mais itens na nota é “MVA (Margem de Valor Agregado)”,…
“Os seguintes itens possuem NCM em estado diferente de aprovada.” O que fazer?
Essa mensagem é apresentada no momento em que o usuário está emitindo ou recebendo nota fiscal no ERP MAXIPROD, e há itens da nota fiscal que possuem NCM cujo cadastro…
“Tenho uma NF com situação Rejeitada que não será mais transmitida para a Sefaz”. Como resolver?
1) Se a NF se encontra na Situação Rejeitada na SEFAZ, e o usuário não fará a correção do motivo da rejeição, a NF pode ser excluída do sistema. Para…
“Em função de o CST do ICMS ser 51, é necessário inserir o imposto ICMS diferido.” O que fazer?
Esta mensagem é apresentada no momento que o usuário tenta realizar a emissão de NF-e na qual o CST informado para o ICMS do(s) item(ns) é o “51 – Com…
Cancelamento extemporâneo de NF-e: o que é? como fazê-lo?
O cancelamento extemporâneo de NF-e (modelo 55) é o cancelamento de uma NF fora do prazo estabelecido pela legislação. Geralmente, a legislação da UF prevê um prazo limite de 24…
Como ajustar os números de RPS e NFS-e?
O realinhamento dos números de RPS (Recibo Provisório de Serviços) e NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) pode ser necessário em situações como erros de sequência, lacunas nos números, dentre…
Como alterar a série da nota fiscal?
É recomendável alterar a série da nota fiscal apenas quando ainda não estiver autorizada, ou seja, quando a nota fiscal estiver em “digitação”, “emitida, mas não enviada” ou “emitida, mas…
Como alterar o próximo número das notas fiscais?
A numeração das notas fiscais é atribuída automaticamente conforme a configuração do “Próximo número” da série fiscal utilizada. Está página mostra: Como alterar o próximo número das notas fiscais? Como…
Como alterar os dados fiscais dos impostos PIS/COFINS quando a NF está emitida/recebida?
Se a empresa gera o SPED Contribuições através do sistema, são exibidos determinados campos para o preenchimento de informações fiscais nos impostos PIS/COFINS, como, por exemplo, a natureza da base…
Como cadastrar códigos de tributação de serviço?
O ERP MAXIPROD oferece capacidade de registrar códigos de tributação de serviços. Esses códigos são essenciais para a classificação e identificação dos diferentes tipos de serviços prestados por uma empresa.…
Como cancelar uma nota fiscal?
O cancelamento de nota fiscal retira a validade fiscal, portanto a incidência de impostos de uma Nota Fiscal eletrônica (NF-e), modelo 55, ou Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e), modelo…
Como configurar a movimentação de estoque em notas fiscais de serviço?
Com relação à movimentação de estoque em NFs de serviço, há duas opções: 1) Desmarcar a opção “movimentar estoque” na operação fiscal e/ou nos itens. 2) Manter a opção marcada,…
Como consultar a disponibilidade dos serviços da SEFAZ?
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) é um órgão governamental responsável por diversas atividades relacionadas à administração financeira, tributária e econômica. Quando mencionamos a disponibilidade da Sefaz, geralmente estamos nos referindo…
Como consultar as NFs emitidas ou recebidas de um item?
Notas fiscais são documentos emitidos em transações comerciais para registrar a compra, venda, remessa, devolução ou retorno de produtos ou serviços. Os itens de uma NF variam em função do…
Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?
Para consultar uma Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA, siga os passos: 1) Acesse o site do SINTEGRA. http://www.sintegra.gov.br/ 2) No Mapa do Brasil exibido, clique sobre o Estado (UF) onde…
Como consultar Inscrição Estadual (IE), CNPJ ou CPF no Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC)?
Para consultar uma Inscrição Estadual ou CNPJ no Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC), siga os passos: 1) Acesse o site da Sefaz do Rio Grande do Sul, no endereço: https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/NFE/CCC…
Como consultar todas as notas fiscais de uma empresa matriz?
1) Acesse a tela de NFs pelo menu superior “Vendas” da empresa matriz cliente, ou a tela de NFs recebidas pelo menu superior “Compras” se a empresa matriz é fornecedora. 2) Na…