“Ao duplicar pedido de venda antigo, a data de vencimento dos títulos ficou incorreta”. Como resolver?
Ao duplicar um pedido de venda, os dados de cobrança são inicializados conforme o pedido original. Se a forma e condição de pagamento são as mesmas, o usuário precisa alterar…
“Existem itens deste pedido que já foram inseridos em uma ou mais notas fiscais que estão em estado de “Digitação”. Que fazer?
Essa mensagem é exibida ao tentar faturar um pedido de venda já previamente faturado, resultando na criação de uma NF que ainda não foi emitida e permanece no estado de…
“Não foi encontrado item com ID do item no e-commerce/Mercos igual a *.” Que fazer?
Essa mensagem é exibida no ERP MAXIPROD ao tentar importar um pedido de venda, onde o ID do item do pedido do Mercos não está associado a um item do…
“Não foi encontrado usuário com ID do usuário/vendedor no e-commerce/Mercos ao importar pedidos”. Que fazer?
Essa mensagem é exibida no ERP MAXIPROD quando o sistema não consegue associar o ID do usuário cadastrado com o correspondente no e-commerce/Mercos. Para resolver este problema, verifique se a…
“O item está sendo referenciado pelos registros abaixo, portanto não pode ser apagado”. Que fazer?
Essa mensagem é exibida ao tentar excluir um pedido do qual um ou mais itens são referenciados por outros registros, tais como notas fiscais. Neste caso, para excluir o pedido,…
“O preço de venda do item na tabela de preço deve ser maior ou igual ao preço mínimo de venda do item”. Que fazer?
1) Ao informar o preço de venda do item na tabela de preços, o sistema verifica se no cadastro daquele item há preço mínimo de venda definido. Se houver, compara…
CNPJ do cliente rejeitado
Dúvida: Ao cadastrar um cliente, e clicar no botão “Buscar dados da SEFAZ” o sistema não puxa a razão social e endereço, exibindo a mensagem: CNPJ da consulta não cadastrado…
Como alterar em massa a forma de cobrança padrão no cadastro de empresas?
1) No cadastro de cada empresa é possível definir uma forma de cobrança padrão. Para isso, expanda a seção “Dados de venda” e preencha o campo “Forma de cobrança (padrão)”.…
Como alterar um item do pedido de venda vinculado a uma proposta de venda?
Normalmente, os itens dos pedidos de venda são vinculados aos itens correspondente das propostas de venda. Contudo, certas situações demandam mudanças nos itens dos pedidos de venda após a criação…
Como apagar um item ou pedido de venda referenciado por uma NF?
Para excluir um pedido de venda ou item de pedido referenciado por uma nota fiscal, é necessário antes excluir essa referência. Verifique primeiro se o pedido de venda precisa mesmo…
Como atualizar em massa os representantes/vendedores das empresas?
Pode-se definir até três representantes/vendedores para cada empresa-cliente. Cada representante/vendedor informado no cadastro da empresa cliente é inicializado em todas as propostas de venda, pedidos de venda e notas fiscais,…
Como cancelar um pedido de venda?
Quando todos os itens de um pedido de venda foram faturados via notas fiscais, o pedido é concluído. Se, no entanto, a venda é cancelada, gerando o cancelamento de notas…
Como compensar um título a receber com uma nota de devolução de venda?
Se a empresa fez uma venda que gerou um título a receber, mas houve devolução da venda, e deseja compensar o título, deve: emitir a nota de devolução dessa venda,…
Como concluir manualmente um pedido de venda?
Quando um pedido de venda é faturado a partir de notas fiscais, este pedido é concluído automaticamente, pois todos seus itens foram faturados. Porém, nos casos em que a venda…
Como configurar a inicialização do valor unitário ao inserir itens no pedido ou NF?
Pode-se inserir itens a partir do estoque em pedidos de venda ou notas fiscais. Isto permite selecionar o registro de estoque e inicializar automaticamente a quantidade do item no pedido…
Como criar ordens de serviço?
Pode-se criar ordens de serviço a partir dos pedidos de venda, alterando o tipo do item do pedido de “Produto” para “Serviço” ou “Manutenção”. Esta página mostra: Como configurar a…
Como dar descontos em notas fiscais, pedidos e propostas?
O desconto em notas fiscais, pedidos e propostas pode ser dado sobre o valor total do documento, ou sobre cada item vendido. As instruções a seguir valem para propostas, pedidos de…
Como definir o preço mínimo de venda de um produto?
No ERP MAXIPROD, pode-se estabelecer um preço mínimo de venda de um item, visando atender as estratégias comerciais da empresa. Vejamos a seguir como realizar esta parametrização e as configurações…
Como desfazer o vínculo entre o pedido de venda e a proposta?
Após a geração de um pedido de venda a partir de uma proposta, os dois documentos permanecem vinculados. Pode-se remover esta relação, tornando um independente do outro. Para isso, é…
Como emitir notas fiscais e pedidos em unidade diferente da unidade principal do item
Pode-se criar notas fiscais e pedidos em unidade diferente da unidade principal definida no cadastro de cada item, utilizada no estoque e suas movimentações. Por exemplo, pode-se definir, no cadastro…
Como emitir uma nota fiscal que atende vários pedidos de venda para um mesmo cliente?
O ERP MAXIPROD permite o faturamento de itens de diferentes pedidos de venda por uma única Nota Fiscal (NF), desde que os pedidos sejam destinados ao mesmo cliente. Nesta demonstração,…
Como estocar em uma unidade de medida e vender em outra?
Estocar em uma unidade de medida e vender em outra ocorre em situações em que a unidade de medida de armazenamento não corresponde a unidade de medida utilizada na negociação…
Como exibir os códigos de produto da ANVISA pela descrição, em ordem alfabética?
Na tabela “Códigos de produto da ANVISA” são cadastrados os códigos da Anvisa referenciados nos cadastros dos itens sujeitos à vigilância sanitária. Veja também: Como informar o código ANVISA do…
Como faturar em caixas o item estocado em unidade?
Esta página mostra: Como alterar a unidade de medida no momento do faturamento? Como transformar de unidades para caixa(s) através de OPs (Ordens de produção)? Como alterar a unidade de…
Como faturar novamente item de pedido de venda faturado em uma NF-e, mas estornado/devolvido por outra NF?
Quando o item do pedido de venda é faturado na emissão de nota fiscal, seu estado muda automaticamente. A NF-e sendo cancelada, o(s) item(ns) do(s) pedido(s) de venda vinculado(s) ao(s)…
Como faturar um pedido de venda?
Faturar um pedido de venda significa processar e formalizar a transação comercial, gerando uma nota fiscal. Esse procedimento confirma a conclusão da venda, incluindo informações sobre os produtos ou serviços…
Como fazer a gestão de projetos usando pedidos de venda?
A gestão de projetos é fundamental para o sucesso das empresas que prestam serviços e/ou produzem sob demanda. No entanto, o gerenciamento de projetos pode ser um desafio, especialmente quando…
Como gerar boletos bancários a partir de um pedido de venda?
Os pedidos de venda geram previsões de receita, portanto, seus títulos não são contas a receber definitivas. Desta maneira, se o usuário gerar boletos bancários a partir do pedido de…
Como gerar relatórios de vendas e/ou faturamento?
Entre os documentos mais importantes para os gestores de uma empresa, estão os relatórios de vendas e faturamento. São indispensáveis na organização financeira do negócio, além de ser essencial para…
Como importar condições de pagamento ao importar pedidos do e-commerce/Mercos?
Veja também: Condições de pagamento Atualmente, o ERP MAXIPROD pode ser integrado com os aplicativos de e-commerce Vtex, Prestashop, Tray, WooCommerce e Mercos B2B. Ao importar um pedido de venda…
Como importar pedidos de venda de arquivo EDI?
Um arquivo EDI (Electronic Data Interchange) é um arquivo de comunicação de dados da cadeia de suprimentos utilizado por diversos segmentos de empresas, tais como a cadeia automobilística. Esta página…
Como incluir itens em um pedido?
1) Na tela de edição do pedido, clique no botão verde “Novo”. Observação: o ícone “seta” ao lado do botão verde “Novo” permite adicionar itens aos pedidos diretamente a partir…
Como integrar o estoque do sistema com e-commerce/Mercos?
O ERP MAXIPROD permite sincronizar o estoque com plataformas de e-commerce, como o Mercos. Configuração Que estoque pode ser exportado para o e-commerce/Mercos? Como exportar o estoque para o e-commerce/Mercos?…
Como limitar a inserção de itens no pedido de venda pela tabela de preços?
1) Para restringir a inserção de itens em pedidos de venda conforme a tabela de preços do próprio pedido, acesse o menu superior “Roda dentada > Configurações > Configurações de…
Como manter o preço de venda do item sempre atualizado com base no custo de aquisição/orçamentação?
É recomendável estabelecer um markup, que reflete a relação entre o preço de venda e o custo de aquisição de um produto ou mercadoria. 1) Para definir o percentual de…
Como preencher as datas de entrega e previsão de entrega em pedido de venda e seus itens?
O pedido de venda é um documento emitido pela empresa vendedora. No pedido de venda emitido são definidos os produtos e/ou serviços contratados, sua quantidade, data de entrega, e forma…
Como reajustar o preço de venda de itens em massa?
Pode-se ajustar simultaneamente os preços de venda de vários itens. 1) Para fazer o reajuste, acesse o menu “Itens > Itens”. 2) Identifique os itens cujo preço de venda deseja…
Como reservar todos insumos de um item de pedido de venda?
O MRP calcula as necessidades de compra e/ou produção para todos os itens dos pedidos de venda em estado “Aprovado”. Automaticamente, o MRP cria vínculos entre o item de pedido…
Como resolver o erro “Não é permitido alterar um produto excluído” ao exportar itens e estoques para o e-commerce/Mercos?
Atualmente, disponibilizamos a integração com os aplicativos de e-commerce Vtex, Prestashop, Tray, WooCommerce e Mercos B2B. Um ponto importante na integração entre o ERP Maxiprod e as plataformas de e-commerce…
É possível excluir um pedido de venda referenciado por uma NF cancelada?
Mesmo automatizando parte das rotinas com o ERP MAXIPROD, o faturamento sofre intervenções humanas, sendo portanto suscetível a erros. A legislação permite diferentes formas de corrigir estes erros da emissão…
É possível informar as tags “Xped” e “nItemped” no XML de NFS-e?
Em operações entre empresas (B2B), o comprador pode solicitar que os campos “Pedido do cliente” tag (xPed) do XML e “Item do pedido do cliente” tag (nItemped) do XML sejam…
Erro ao salvar novas versões de documentos
Essa página mostra como solucionar um erro que ocorre com alguns navegadores ao baixar diferentes versões de um mesmo documento gerado no sistema. Por exemplo, diferentes versões da mesma proposta.…
Locação de equipamentos e similares
No ERP MAXIPROD é possível fazer a locação de equipamentos e similares, desde a criação da proposta, passando pelo pedido de venda (a locação é um tipo de venda), a…
Movimentação de estoque por NF de venda ou devolução
A opção (checkbox) “Movimentar estoque” de um item da nota fiscal define se a emissão da nota fiscal movimenta estoque. Este campo é inicializado pela Operação fiscal: Se a opção “Movimentar estoque” está…
Nota fiscal de devolução de venda
A NF de devolução de venda é o documento emitido quando há devolução de mercadorias. É emitida quando a empresa recebe de volta itens vendidos. Esta página mostra: Como emitir…
O pedido de venda está “Aprovado”, mas os itens estão “Faturados” e sem vínculos com NF. Por que isso ocorre?
São frequentes as situações em que um pedido de venda foi “Aprovado” e seus itens foram “Faturados”, mas não há associação com notas fiscais. O principal motivo é que o…
O que preencher no campo “Documento de identificação de estrangeiro” no cadastro de empresas do exterior?
1) No cadastro de empresas, quando o município informado na seção “Endereço” é do exterior, ao invés de solicitar o CNPJ, o sistema passa a solicitar o “Documento de identificação…
Pode haver várias empresas com o mesmo CNPJ?
Sim, desde que essas empresas tenham diferentes inscrições estaduais. As empresas podem ser clientes, fornecedoras ou até mesmo próprias empresas. Neste último caso: o plano de assinatura deve incluir o…
Por que a comissão do vendedor não aparece nos relatórios?
Está página mostra: Estado do pedido de venda/nota fiscal Campos de representante/vendedor no documento de venda Percentual de comissão no cadastro do representante/vendedor Cálculo da comissão por item da nota/pedido…
Por que a taxa de câmbio não aparece na proposta/pedido para conversão mesmo já estando cadastrada?
A taxa de câmbio é a relação entre o valor de uma moeda e outra, indicando quanto de uma moeda é necessário para adquirir uma unidade da outra. No ERP…